Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Reprodução
Espaço virtual permite o encontro de pessoas com horários compatíveis para jogar
Quando o aprendizado é colocado em prática e ajuda a resolver questões cotidianas, a formação acadêmica fica mais completa. É com esse pensamento que professores do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas promovem projetos e ações que permitem a autonomia dos estudantes. Com essa liberdade em mãos e uma ideia na cabeça, o acadêmico Nathan Bombana desenvolveu uma rede social voltada para gamers. O objetivo foi oferecer um espaço virtual de encontro e agendamento de jogos.
Orientador da ação, o professor Me. Victor Billy da Silva, explica que a atividade foi desenvolvida dentro a disciplina de Projeto Integrador. De acordo com ele, a intenção é dar autonomia ao estudante para desenvolver uma aplicação, integrando os conceitos de diversas disciplinas vistas no curso. “Em sala de aula os professores da disciplina orientam os alunos sobre boas práticas de desenvolvimento e quanto ao uso de tecnologias. Práticas didáticas como essa demonstram que o curso está atualizado e preza, além de uma formação conteudista, pela construção de um indivíduo que tenha autonomia na resolução de problemas, deixando o aluno mais próximo da realidade do mercado”, observa.
Ao promover estes espaços de criatividade, o professor pontua que diversos acadêmicos se destacam. Entre eles, Nathan, que viu, num problema real, a oportunidade de elaborar um projeto que, segundo o professor, vai sanar uma lacuna tecnológica. “Com toda certeza o desenvolvimento de uma aplicação em todas as suas etapas fará um diferencial em sua formação e colocação no mercado de trabalho, principalmente como desenvolvedores Full Stack (em síntese trabalham em todas as etapas do software)”, destaca.
Um problema real, uma solução possível
Cursando o VI e último semestre do curso, Nathan Bombana comenta que a ideia surgiu a partir da dificuldade de encontrar horários compatíveis para jogar com os amigos. Aproveitando a tarefa dada na disciplina, ele decidiu unir o útil ao agradável. “Foi bastante trabalhoso, um bom desafio. Pude colocar em prática vários conhecimentos teóricos e experimentar tecnologias e ferramentas novas no mercado. Eu nunca tinha trabalhado em projetos como este antes, então foi uma experiência de aprendizado muito grande”, ressalta.
Para Bombana, a oportunidade de criar essa ferramenta, chamada de WheresMy Duo foi fundamental e será usada para o seu Trabalho de Conclusão de Curso. Ele lembra que as pessoas podem acessar a rede com login da conta do Google, mas, num futuro próximo, será possível também fazer por outras redes sociais.
Conheça a WheresMy Duo.
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