Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Projeto de desenvolvimento sustentável em escala regional no Estado, o Pró-Águas Rio Grande do Sul vista a restauração da vegetação nativa e ações de conservação do solo e da água no Estado. Baseado nas necessidades impostas pelas mudanças climáticas, a iniciativa busca novas formas de olhar, relacionar-se e planejar o desenvolvimento em um determinado território, conectando o local ao global, vinculado as principais diretrizes internacionais. Presente em várias cidades do Rio Grande do Sul, o Consórcio das Universidades Comunitárias (Comung) é parceiro do projeto e aproveitou agendas realizadas junto aos órgãos governamentais em Brasília para detalhar o projeto de colaboração.
Conforme a reitora da UPF e vice-presidente do Comung, Bernadete Maria Dalmolin, o projeto ao qual o Comung se torna parceiro foi desenvolvido com o foco de atuação em quatro objetivos estratégicos: conservar a biodiversidade, restaurar e melhorar os serviços ambientais e promover o uso sustentável dos recursos naturais; contribuir para a construção de economias e sociedades saudáveis e justas, com assentamentos humanos prósperos em harmonia com a biosfera; facilitar a ciência para a biodiversidade e sustentabilidade, e a educação e desenvolvimento de capacidades para o desenvolvimento sustentável; e apoiar a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas e outros aspectos das mudanças ambientais globais.
Neste contexto, a parceria com o Comung nasceu da presença estratégica das instituições de ensino território gaúcho desenvolvendo ações educativas, em especial junto de grandes bacias hidrográficas do Estado. “Estabelecer essa parceria é abrir um caminho importantíssimo para o aumento da segurança hídrica e da resiliência territorial frente à transição climática. O Projeto, liderado pelo Instituto Espinhaço, tem pressupostos muito relevantes e coerentes para a necessária regeneração ambiental. Traz as pessoas e suas relações territoriais para o centro da estratégia, desenvolve com elas tecnologias e soluções baseadas na natureza. Tudo isso mediado por respeito, participação, ciência e engajamento social, explica Bernadete.
Durante a reunião de apresentação do projeto participaram os representantes do Instituto Espinhaço: Luiz Oliveira – Presidente e Sérgio Nesio – Diretor Administrativo. Da parte da diretoria do Comung: Bernadete Dalmolin – reitora UPF; Gelson Rech – reitor UCS; Dieter Siedenberg – reitor Unijuí e Evania Schneider – reitora Univates.
Notícias relacionadas