Por: Assessoria de Imprensa
Espaguete, criatividade e conhecimento. Lendo assim, parece que estamos falando de culinária, mas não é. É engenharia na prática. Construir uma ponte de espaguete é uma forma de entender melhor a resistência de materiais e a estrutura de uma construção na área da engenharia. Essa é uma das formas utilizadas pelo curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF) de desafiar os estudantes a aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Nesse sentido, o curso promoveu no início do mês de novembro, dia 9, mais uma edição da Competição de Pontes de Espaguete, no hall do Centro Tecnológico de Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura (Cetec Serviços) da UPF.
A atividade, desenvolvida dentro da disciplina de Análise Estrutural II, consistiu no projeto e construção de estruturas compostas por espaguete e cola, tendo como objetivo principal a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de análise estrutural e de resistência dos materiais. “As equipes participantes foram desafiadas a projetar a estrutura mais leve possível, capaz de vencer um vão de 1,2 metros e que resistisse a uma carga pré-determinada”, explicou o coordenador da competição, professor Dr. Moacir Kripka.
A equipe vencedora é formada pelos acadêmicos Elias Dallacort Marcante, Janaina Vargas Giotti e Rejane Alice Nienow, que construiu uma estrutura pesando 758 gramas. Como prêmio, além de pontuação adicional na disciplina, cada um dos vencedores recebeu um exemplar do livro “Análise Estrutural para Engenharia Civil e Arquitetura: Estruturas Isostáticas”, de autoria do professor Moacir Kripka.
A competição de pontes de espaguete foi organizada pela primeira vez em 2007, e nos últimos anos havia sido substituída pela competição de guindastes de palitos de picolé. A cada ano são alterados os critérios básicos de projeto, buscando propor um novo desafio aos alunos participantes.
Notícias relacionadas