Pesquisa e Inovação

Doutorado sanduíche oferece novas experiências para pesquisadores

21/05/2024

09:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

UPF possibilita que alunos do doutorado desenvolvam parte de suas pesquisas em universidades do exterior

Enquanto desenvolve sua pesquisa, Mariana Fernandes Vasconcellos vive uma experiência transformadora. Ela é aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) e, neste semestre, está na Espanha, onde realiza o sonho do doutorado sanduíche em uma das universidades que é referência em pesquisas na área da leitura, a Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).

Por lá, a estudante vive uma rotina de estudos que sempre desejou: participa dos encontros de orientação com a professora Dra. Martina Fittipaldi, faz suas pesquisas na biblioteca da Universidade e em bibliotecas públicas da Catalunha, e participa de seminários de formação, além de outras atividades. “Tem sido um tempo precioso de muita aprendizagem, crescimento acadêmico e pessoal. Além disso, estou tendo a incrível oportunidade de aperfeiçoar minha fluência em Língua Espanhola”, comenta. 

Mariana está desenvolvendo uma pesquisa-ação que visa acompanhar a formação de leitores através de um Clube de Leitura; O público-alvo são estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola do campo, situada na zona rural do município de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Ela conta que sempre sonhou com o doutorado sanduíche e, quando o edital de seleção foi publicado no final do ano passado, decidiu que era hora de participar. “Meu desejo era de ampliar meu referencial teórico, participar de grupos de pesquisa, de eventos na área da leitura e da formação do leitor e vivenciar uma nova experiência em uma Universidade que é referência em pesquisas na área da leitura”, explica. 

A doutoranda acredita que a experiência do doutorado sanduíche vai contribuir muito em sua formação acadêmica, especialmente na construção da sua tese. “Estou tendo acesso a diversos materiais de leitura, conhecendo novos teóricos, contatando com professores pesquisadores que são referência na área da leitura e da formação dos leitores. Pessoalmente está sendo um grande desafio, mas que sem dúvida me fará ver a vida de outra maneira”, completa. 

Inscrições abertas

Se você sonha em ser pesquisador, assim como Mariana, fique ligado: a UPF está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado. Ao todo, são 12 Programas de Pós-Graduação ofertados neste semestre, em diferentes áreas do conhecimento. 

Acesse o site upf.br/pos, conheça os cursos e inscreva-se.