Especialização em Filosofia Intercultural: UPF oferece curso inédito na América Latina
27/07/2023
14:31
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Camila Guedes
Pós-graduação, com matrículas abertas, tem o apoio e conta com a colaboração de membros da Associação Latino Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI)
Você sabe o que é Filosofia Intercultural? O termo remete à uma visão da filosofia segundo a qual ela não deve ser vista como patrimônio exclusivo de nenhuma cultura específica, mas sim como uma herança global para a qual contribuíram os mais diversos povos e culturas. De modo a aprofundar esse assunto, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferta a Especialização em Filosofia Intercultural, que está com matrículas abertas para a comunidade. O curso, em sua 1ª edição, é desenvolvido na modalidade de ensino híbrido, sendo inédito não só no Brasil, mas na América Latina.
De acordo com um dos coordenadores da pós-graduação, professor Me. Daniel Confortin, a especialização visa oferecer uma formação que promova uma perspectiva filosófica interculturalmente crítica e responsável, que contribua para práticas educativas e cidadãs mais culturalmente abertas. “O curso é dividido em disciplinas gerais, de perspectiva histórica das filosofias de todo o mundo, e os ‘seminários’, que buscam promover debates, diálogos e reflexões em áreas e conceitos específicos. Nas aulas, serão tratadas as filosofias chinesas, indianas, africanas e lationoamericanas em diferentes contextos históricos e áreas. Os seminários abordarão questões relativas à lógica, metafísica, ética e estética, além de propor exercícios filosóficos contemplativos”, destaca.
Com professores pioneiros nos estudos do campo na América Latina, especializados em suas áreas de atuação e que constroem um espaço fértil para a inovação em pesquisa, a especialização tem o apoio e conta com a colaboração de membros da Associação Latino Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI), comunidade filosófica que promove há anos a perspectiva filosófica mais aberta.
Segundo Confortin, nos cursos universitários de filosofia no Brasil, os temas e autores estudados são quase sempre provenientes da Europa ou da América do Norte, com raras exceções de filósofos de outras regiões, mas que normalmente têm a mesma base cultural. “Essa realidade acaba criando um déficit na formação dos professores de filosofia, que não se sentem capacitados a cumprir a lei que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em as modalidades de ensino e níveis de educação. Além disso, uma filosofia majoritariamente branca e europeia não reflete a diversidade da sala de aula brasileira, tornando a filosofia uma disciplina pouco eficiente em sua proposta de desenvolver o pensamento crítico, reflexivo e ético. Se você tem vontade de estudar toda essa filosofia mundial, o nosso curso é um ótimo ponto de partida”, afirma.
Pós-Graduação UPF
Interessados em ingressar na Especialização em Filosofia Intercultural da UPF podem realizar a matrícula AQUI até o dia 11 de agosto. A formação, também coordenada pelo professor Dr. Luis Francisco Fianco Dias, tem duração de 15 meses e o início do semestre está marcado para 25 de agosto. Os especialistas na área poderão trabalhar no ensino básico e superior das humanidades, como pesquisadores e promotores de diálogos interculturais.
Além deste curso, a UPF oferta um portfólio de especializações e MBA que contemplam várias áreas do conhecimento. Para saber mais, acesse upf.br/pos.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas