Geral

Estudantes fazem coleta de lixo nas áreas de proteção ambiental da UPF

12/09/2024

16:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo

Lixo é deixado por visitantes nas trilhas ecológicas da Universidade

Ana Júlia Redante e Joana Mocelin Cerezoli ainda estão no sexto semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF), mas já trabalham para promover impactos positivos na natureza. É que as duas estudantes mobilizaram um grupo de alunos e professores para recolher lixo (resíduos sólidos, no jargão técnico) das trilhas existentes dentro da reserva natural da UPF.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural da UPF é uma extensa área de mais de 32 hectares de mata. Dentro das áreas existem as trilhas ecológicas, que são ligadas ao projeto de extensão “Trilhas Ecológicas: Conservação, Saúde e Educação Socioambiental”, vinculado aos cursos de Ciências Biológicas e Educação Física, que permite a visita guiada a estudantes e a comunidade de toda a região. Infelizmente, é comum que os visitantes deixem lixo no chão durante o percurso, o que ocasiona na poluição do meio ambiente.

As estudantes Ana Júlia e Joana fazem parte do projeto das trilhas ecológicas, e ficaram incomodadas com a presença dos materiais no solo. Inquietas em sala de aula, propuseram à diretora do Instituto da Saúde, professora Me. Sandra Vanini que realizassem um mutirão para recolher os resíduos.

“Toda vez que realizamos atividades nas trilhas a gente percebia a quantidade de lixo que foi deixado no caminho. Tinha muita garrafa PET, canudo, embalagens de comida, e isso choca porque é um ponto onde debatemos a educação ambiental”, nos contou a estudante Ana Júlia.

Com o mutirão organizado, estudantes de vários cursos se voluntariaram para participar da ação. Além dos acadêmicos de Ciências Biológicas, alunos dos cursos História, Nutrição e Psicologia auxiliaram na coleta dos resíduos. Grupos como Diretórios Acadêmicos (DAs) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) também contribuíram com o projeto.

Estudantes que desejarem participar do mutirão podem contatar o Instituto da Saúde por meio do telefone (54) 3316-8310.