Geral

Geas/UPF realiza treinamento de resgate de animais silvestres com a PATRAM

10/09/2024

17:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo

Ação reuniu agentes de cidades da região de Passo Fundo

O Grupo de Estudos de Animais Silvestres da Universidade de Passo Fundo (Geas/UPF) realizou um treinamento voltado para o resgate seguro de animais silvestres com agentes da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM). A ação foi executada durante esta terça-feira, 10 de setembro, e os agentes puderam aprimorar técnicas de manuseio de animais, como objetos de transporte e primeiros socorros.

O treinamento reuniu agentes de Passo Fundo e de outras cidades da região, como Carazinho, Erechim e Nonoai. De acordo com a professora Dra. Michele Ataide, coordenadora do Geas/UPF, o curso é voltado não só para agentes da PATRAM, mas também para membros do Corpo de Bombeiros e da polícia. “Nós fizemos esse treinamento focado em técnicas de como pegar um animal sem colocar a vida dele em risco e para proteger a vida humana. Hoje foi voltado para a PATRAM, mas também fizemos com bombeiros e com a polícia”, relatou a professora.

Leandro da Cruz Gois, major subcomandante do 3° Batalhão Ambiental, ressaltou a importância da presença da Universidade no recebimento dos animais silvestres para cuidados. “Colegas da região da serra gaúcha têm que se deslocar até Porto Alegre para manter os cuidados dos animais, e aqui na região de Passo Fundo não, graças a essa parceria que temos com a UPF. Nós queremos que essa parceria continue e precisamos sempre nos atualizar com essas técnicas de cuidados e com a legislação que está sempre sendo aprimorada”, contou o major.