Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Simor
Após um intervalo de 10 anos, a Conferência Municipal do Meio Ambiente ocorre nesta sexta e sábado, dias 29 e 30 de novembro. Com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”, o evento, que é realizado no Campus II da UPF, reúne lideranças políticas e da comunidade, pesquisadores e empresários para debater a importância de políticas públicas efetivas.
Presente no evento, a reitora Bernadete Maria Dalmolin destacou que espaços de debate e reflexões são fundamentais. Para ela, ao voltar a promover a Conferência, Passo Fundo demonstra que está preocupada com o seu presente e com o seu futuro. ”Desejo que esse seja realmente um momento de profunda reflexão sobre o que vem acontecendo, sobre o que nós podemos fazer e principalmente que nós consigamos coletivamente fazer a diferença nas nossas vidas, na vida das nossas cidades, na vida desse estado, na vida desse Brasil”, disse, ressaltando que o município precisa estabelecer um projeto que tenha como foco o meio ambiente.
Coordenador da Conferência, o secretário de Meio Ambiente, Enílson Gonçalves, destacou que a última edição ocorreu em 2013, em um mundo já em transformação, mas bem diferente do de hoje. Para ele, ao retomar a atividade, Passo Fundo volta para o centro dos grandes debates e das agendas globais. “Essa conferência tem uma pauta local, tem objetivos concretos para discutirmos as nossas localidades, mas ela representa um passo importante para não só definirmos as políticas públicas, mas também para refletirmos sobre quais são as práticas que nós estamos estabelecendo no nosso dia a dia”, ponderou.
A programação contou com palestras e oficinas sobre políticas públicas, impacto das mudanças climáticas, mitigação de danos e adaptação diante das emergências. Além disso, um grupo de trabalho colocou em pauta a aprovação de demandas práticas e ações concretas sobre a temática no município.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas