III Ciclo de Debates do Nupefe é encerrado com reflexão sobre formação nas universidades
17/05/2023
15:20
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
O último encontro do III Ciclo de Debates sobre Universidade, promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (Nupefe) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGedu/UPF), foi realizado no dia 28 de abril, no auditório da UPF Online. O evento teve como tema “Universidade e Formação - O modelo regional e comunitário em perspectiva” e ocorreu de forma presencial, também sendo transmitido pelo canal do Youtube da UPF Online.
O debate oferecido foi sobre a formação, pesquisa e pós-graduação no modelo comunitário de universidade. Para que pudessem falar do assunto, foram convidados os professores doutores Adriana Justin Cerveira Kampff (Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada da PUCRS), Edison Alencar Casagranda (Pró-Reitor Acadêmico da UPF) e Fernando Jaime Gonzáles (Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí), mediados pelo professor Dr. Angelo Vitório Cenci, do PPGEdu da UPF.
A coordenadora do PPGEdu, professora Dra. Cleci Werner da Rosa, abriu os trabalhos e saudou os participantes. Em seguida, a professora Adriana compartilhou a realidade da PUCRS, universidade na qual atua, falou sobre a importância da autonomia do estudante e a flexibilidade do mesmo com os estudos. De acordo com a Pró-Reitora da PUCRS, a organização acadêmica em sua Instituição acontece de acordo com a combinação de estruturas formativas. Ela também ressaltou a importância do diálogo permanente.
O professor Fernando também fez sua fala de acordo com a Universidade onde atua, compartilhando os objetivos das parcerias entre as ICES para a oferta conjunta de curso de pós-graduação stricto sensu, que é manter os programas academicamente relevantes e sustentáveis. O esforço, ressaltou o convidado, consiste em aumentar o impacto científico-tecnológico, potencializando os investimentos das instituições e visando conseguir programas economicamente equilibrados.
Para finalizar, o professor Edison fez uma reflexão em relação ao fato de existirem muitas Instituições de Ensino Superior (IES) que não ensinam através da pesquisa. O mesmo observou ainda haver uma falta de investimento das IES em geral e que esta ainda pode ser observada na extensão e na pesquisa da pós-graduação. Outro fato que foi abordado é o conceito de uma formação mais ampla, que acabou sendo fragilizado ao longo dos anos nas IES, além do papel da ciência, que foi secundarizado.
O encontro apresentou discussões consideradas importantes, instigando mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos a refletirem sobre o papel da Universidade em suas formações. Para acompanhar a discussão feita pelos painelistas, acesse AQUI. O Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação acontece quinzenalmente, nas sextas-feiras à tarde, pelo Google Meet.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas