Pesquisa e Inovação

Interação entre Universidade e empresa movimenta economia criativa no norte gaúcho

16/12/2024

11:33

Por: Daiane Crestani / UPF Parque

Fotos: UPF Parque

Parceria já mobilizou mais de 1.800 pessoas e R$ 200 mil em investimentos

Fortalecer ações do tripé ESG envolve a criação de estratégias integradas e sustentáveis que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, com foco na responsabilidade social e na governança. A parceria entre o Grupo Foto Sul e a Universidade de Passo Fundo, por meio do UPF Parque Científico e Tecnológico, tem impulsionado iniciativas alinhadas a esses princípios.

A interação das empresas e a academia retroalimenta o ecossistema de inovação e permite que as soluções para os desafios do mercado sejam mais assertivas. Além de ter um acesso privilegiado a novas tecnologias desenvolvidas por meio da pesquisa da Universidade, essas empresas fortalecem e amplificam sua posição como lideranças inovadoras e competitivas no mercado.

O Centro para Desenvolvimento de Pessoas, Produtos e Negócios – CDPPN, do Grupo Foto Sul, por exemplo, é o espaço de inovação da empresa, localizado no UPF Parque. Seu foco é desenvolver parceiros e colaboradores para aprimorar o ecossistema ligado à indústria criativa, gerando novos negócios e oportunidades a partir da colaboração com a Universidade e o envolvimento nos princípios ESG. 

Parceria que constroi resultados sustentáveis
Por meio dessas parcerias estratégicas e colaborativas, as empresas do ecossistema UPF Parque têm a oportunidade de não apenas compartilhar conhecimentos e recursos com a academia, mas também de cocriar soluções que transformam os negócios. Em um ano de parceria entre o Grupo Foto Sul e a Universidade de Passo Fundo, o CDPPN investiu aproximadamente R$ 200 mil na qualificação de profissionais ligados aos mercados de fotografia, design e artes. Somente nesse período, circularam pelo ambiente cerca de 1.800 pessoas, sendo 300 alunos e professores da Universidade e 1.500 parceiros.

Foram várias oportunidades de interação, conhecimento e conexão nos diversos eventos e ações promovidos pelo Grupo, com a presença de participantes de diferentes regiões do estado e do país. Desde a inauguração do CDPPN, em 2023, a empresa promoveu eventos como o encontro nacional de fotógrafos, workshops de fotografia, treinamentos de vendas e reuniões com profissionais. Pensando em sustentabilidade, promove continuamente o evento de troca de materiais, figurinos e equipamentos, uma iniciativa que gera reutilização e economia circular dentro da indústria criativa. Além de beneficiar o meio ambiente, cria uma cultura de reaproveitamento, compartilhamento e colaboração dentro do ecossistema.

Outra ação sustentável foi o reaproveitamento de materiais não utilizados na indústria, doados para o curso de Moda da UPF. Durante o processo de fabricação dos álbuns fotográficos, sobram materiais que normalmente seriam descartados por não ter mais utilidade. Esses restos de materiais foram destinados ao curso, permitindo que os estudantes criassem novas peças e explorassem a sustentabilidade em seus projetos.

Governança estratégica
As iniciativas educacionais do Grupo, além de promoverem impacto social, formando tecnicamente fotógrafos e designers, também estão diretamente ligadas à governança desses pequenos negócios, com foco em práticas de gestão ética e transparente. São cursos focados em gestão e planejamento estratégico, oferecidos em parceria inédita com os cursos de Administração e Ciências Contábeis da UPF. Estrategicamente, a empresa investe ainda em startups do Programa Apollo de incubação do UPF Parque, como forma de diversificar suas receitas, potencializar o ecossistema de inovação e adotar modelos de governança que promovem a sustentabilidade a longo prazo. “Nosso trabalho é mais do que desenvolver, fabricar e vender produtos. Queremos transformar a realidade dos nossos parceiros e também dos contextos em que estamos inseridos, gerando desenvolvimento econômico e social sustentável. Para isso, estar junto a uma instituição como a UPF é complementar e fundamental”, afirma o diretor de Relacionamento e Produto do Grupo Foto Sul, Rodrigo Scortegagna.

Conexão e o Grupo Foto Sul
Em um ano de atividades no Parque, o Grupo Foto Sul promoveu eventos gratuitos sobre o mercado da fotografia e suas tendências, envolvendo estudantes de Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Jornalismo e Artes Visuais da UPF. Cerca de 100 jovens foram indiretamente envolvidos por meio de atividades curriculares com a empresa. A célula de inovação do Grupo também mantém um relacionamento contínuo para a atração de talentos acadêmicos, fortalecendo a parceria com a Universidade.

Acessando os benefícios do Programa Conexão, uma iniciativa do UPF Parque que integra a pesquisa acadêmica com as demandas reais do mercado, o Grupo Foto Sul contribuiu para o desenvolvimento social ao capacitar estudantes em um ambiente de inovação contínua e ao promover soluções sustentáveis para o setor fotográfico. No curso de Administração, o desafio proposto aos acadêmicos foi a busca por soluções inovadoras para a mudança do mercado fotográfico. Esse projeto não só estimulou a criatividade dos alunos, como também forneceu à empresa soluções práticas para as mudanças que afetam o setor.

Ao conectar-se com a academia, por meio do Parque Tecnológico, empresas como o Grupo Foto Sul impulsionam a inovação, compartilhando conhecimento e criando soluções coletivas. A parceria oferece aprendizado prático em um ambiente dinâmico, capacitando profissionais para enfrentar desafios ambientais e sociais no mercado de trabalho. A interação demonstra como a inovação e o aprendizado colaborativo podem gerar impacto positivo nos três pilares do tripé ESG.
 

INSCREVA-SE