Novo gestor do UPF Parque assume com o compromisso de construir mais conexões entre a academia e o mercado
19/11/2024
15:30
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Carla Vailatti
Ricardo Fantinelli, ex-diretor do Ágora Tech Park, terá como foco apoiar o ecossistema no desenvolvimento de negócios de alto impacto, aproximando ainda mais as empresas da Universidade
“Um ambiente de inovação cada vez mais interativo e cocriativo, capaz de unir talentos, ideias, ciência, tecnologia e capital financeiro. Um espaço onde os atores compartilham conhecimento e experiências, comunicam-se e cooperam com o propósito de conquistar seus objetivos e promover o desenvolvimento de toda a região”. Essa é a missão do novo gestor do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo, Ricardo Fantinelli, que assume neste mês de novembro com o objetivo de conectar todo o potencial acadêmico às demandas do mercado local, potencializando parcerias e o desenvolvimento de projetos para o ecossistema.
Durante os últimos três anos, Ricardo foi diretor executivo do Ágora Tech Park, parque tecnológico com sede em Joinville, norte de Santa Catarina, que se consolidou como um dos ambientes de inovação que mais cresceu no país nesse período. Publicitário por formação, é especialista em Gestão de Marcas e Design, além de mestre em Tecnologia e Gestão da Inovação.
À frente do UPF Parque e com o apoio da pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ricardo vai coordenar o projeto de expansão, modernização e qualificação dos espaços do ambiente de inovação, além de buscar fortalecer movimentos já existentes, como por exemplo, o Tecnoagro. Além disso, visa implementar programas e conexões que transformem o conhecimento gerado na academia em resultados de mercado. Para ele, o UPF Parque é um espaço para inspirar projetos inovadores e possibilitar uma maior comunicação e integração entre empreendedores, pesquisadores, empresas, governos, organizações e a Universidade.
Para a reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, o Parque é o ambiente fundamental para transformar a ciência produzida na Universidade em soluções para o mercado. É um agente estratégico que contribui para superar desafios nas áreas da saúde, agronegócio, educação, indústria criativa e tecnologia da informação e comunicação. “A ciência e a tecnologia são pilares essenciais para alavancar a inovação e transformar o sistema produtivo, criando uma economia mais robusta e diversificada, capaz de gerar novos valores à sociedade”, explica. A reitora ressaltou, ainda, a experiência de Ricardo à frente de importantes ambientes de inovação e universidades, um know-how diferenciado para alavancar a inovação, o desenvolvimento científico e o crescimento sustentável da região. “Somos uma região de grandes potenciais e entendemos que um dos grandes desafios de um ecossistema, de um pacto para as cidades, é reconhecermos o potencial de cada um nesse lugar, criando estratégias ousadas que nos coloquem num patamar acima do que, cada um, individualmente, consegue fazer. Esse é o propósito da UPF e a nova gestão nos ajudará a acelerar esse processo”, confirma.
Entre as estratégias do novo gestor está fomentar programas e soluções que maximizem os resultados dos negócios associados ao UPF Parque. Em continuidade à missão estabelecida para o ecossistema, Ricardo traz um olhar colaborativo, aberto à construção coletiva com a academia, parceiros, empresas e instituições que formam o ecossistema. “Estou muito feliz pela oportunidade de aprender e contribuir para o desenvolvimento do UPF Parque e da região. Reconheço o excelente trabalho realizado até aqui e pretendo dar continuidade a ele. Vamos ajudar a Universidade a inovar ainda mais na produção e difusão de conhecimento e focar na atração de empresas, startups, entidades e associações que busquem alinhamento com a pesquisa científica da UPF. A ideia é fortalecer a conexão entre ciência, mercado e governo, promovendo um ecossistema de inovação especializado, colaborativo e de impacto. A inovação é a mola propulsora do crescimento econômico”, salienta.
Recepção e workshops de cocriação
Uma das novas estratégias do UPF Parque já vai ser colocada em prática. Para ativar ainda mais o ecossistema, permitindo que a comunidade conheça e acesse as oportunidades, o planejamento inicial prevê eventos e capacitações para escutar, integrar e qualificar os envolvidos. Com esse objetivo, o ecossistema de inovação contará com momentos especiais de apresentação e contribuições para a estratégia do Parque.
Foram sistematizadas algumas datas importantes. Na manhã de hoje (18/11), por exemplo, foi realizado o Café de Boas-vindas, um momento dedicado à apresentação oficial do novo gestor pela reitoria às empresas e parceiros do ecossistema. A manhã foi dedicada à exposição do escopo inicial do planejamento, novas ideias de programas, fortalecimento de ações existentes, bate-papo e integração.
Além disso, para o início do próximo ano, estão sendo organizados workshops colaborativos e cocriativos com a presença dos diferentes atores que compõem o UPF Parque e o ecossistema regional de inovação. Serão sessões práticas para alinhar e debater os objetivos futuros, com a participação ativa de todos os envolvidos no ecossistema, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos, experiências e criatividade.
Os workshops de cocriação serão dedicados à construção coletiva de um modelo de produção mais eficiente, sistêmico e de alto impacto para as ações do UPF Parque e também da Universidade.
Sobre o novo gestor
Ricardo é apaixonado por conectar pessoas, estimular a colaboração e impulsionar negócios inovadores. Destaca-se na gestão de equipes e projetos, branding, planejamento, criatividade, novos negócios, marketing, ecossistemas, inovação e captação de recursos. Publicitário por formação, é especialista em Gestão de Marcas e Design, além de mestre em Tecnologia e Gestão da Inovação.
Fantinelli foi professor universitário no curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, onde também foi diretor de Marketing e Comunicação por oito anos. Atuou como coordenador do Pollen Parque Científico e Tecnológico, membro do Consun da Fundeste, do Conselho de Ciência e Tecnologia da cidade de Chapecó/SC e gerente de Marketing na Sempre Sementes. Na Univille, foi professor de pós-graduação. É autor do livro didático "Fundamentos de Marketing", coautor do livro "Parques Tecnológicos" e coautor do e-book "Mais Pontes, Menos Muros". Atuou no COMCITI - Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Joinville e é membro do Conselho Consultivo do Grupo AMO. Nos últimos anos, foi diretor executivo do Ágora Tech Park, em Joinville/SC.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas