Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Carla Vailatti
Cerimônia do jaleco marca o início da trajetória dos estudantes de Medicina
“Se o fim da nossa caminhada é a formatura, então a cerimônia do jaleco é o começo”. Essas palavras são de Mauricio Konig Luz, estudante do nível I de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na noite de quinta-feira, 29 de setembro, ele e seus colegas participaram da Cerimônia do Jaleco, momento em que os acadêmicos vestem o jaleco pela primeira vez e recebem sua identificação de estudante de Medicina.
O diretor da Escola de Medicina (Famed), José Basileu Caon Reolão, participou da cerimônia, assim como a coordenadora do curso de Medicina, Simone Medeiros Beder Reis, e a presidente do diretório acadêmico Dr. Sabino Arias, Antônia de Almeida Furlanetto. Também estiveram presentes professores do curso, pais e familiares dos estudantes.
Maurício lembrou que cada estudante percorreu um caminho diferente, mas que todos têm um objetivo em comum: realizar sua formação em Medicina. “Temos o dever de fazer essa caminhada com respeito pelas pessoas que vieram antes da gente, com orgulho por chegar até aqui, mas, principalmente, com honra, honrando o juramento que fizemos, honrando o nosso código de ética, e principalmente, honrando a nossa Universidade, que nos acolheu, e hoje nós carregamos com tanto orgulho no nosso braço esquerdo”, evidenciou.
Os veteranos (nível II) fizeram parte da cerimônia, na qual apadrinharam os calouros. Em nome da turma, Maria Eduarda Andres ressaltou que os veteranos têm como papel amparar os calouros se surgir alguma insegurança ou ansiedade. “Sabemos que essa cerimônia é um marco para todos aqui presentes, pois é a materialização de um sonho, idealizado não só por vocês, mas também por suas famílias, e todos aqueles que os amam”, disse.
Nova fase
Para o diretor da Famed, a vida de vestibulando de Medicina é bem diferente da vida de estudante de Medicina. “Vocês estão deixando para trás aquela antiga forma que os trouxe até aqui, que era estudar para passar em uma prova. Agora, cada conteúdo se encaixa no conteúdo que segue, o que vai formar o complexo conhecimento que é entender os problemas dos seres humanos”, afirmou Reolão. O diretor destacou sua confiança na capacidade dos estudantes de superarem desafios. “Vocês contarão conosco, com seus professores, a direção, a Instituição e os colegas, para que possam desenvolver o máximo potencial”, finalizou.
Notícias relacionadas