Ensino

Moda UPF leva diversidade cultural para a passarela

05/12/2024

10:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Desfile final do curso evidenciou a intensa preparação dos futuros profissionais da Moda

Cores, linhas e texturas que evidenciam a Diversidade Cultural. Assim foi o desfile final do curso de Moda da UPF, realizado na noite de quinta-feira, 28 de novembro. Pela passarela montada no auditório do prédio B5, passaram cinco looks elaborados por cada formando, em uma etapa fundamental e muito esperada pelos futuros designers de moda. Além de criarem desde os conceitos até as peças, os estudantes foram responsáveis por toda a produção do evento, incluindo a organização do espaço, o casting dos modelos, convites e tudo mais que é necessário para um desfile como esse.

A coordenadora do curso, Dulci Antunes, destaca que essa forma prática de aprender faz parte de tudo o curso. “Para os estudantes é uma etapa que eles estão vencendo de aprendizado, de lançar os seus trabalhos no mercado de trabalho. Eles fazem desse momento um dos mais importantes em toda a vivência do nível superior deles aqui na Universidade E colocam em prática todas as fases de trabalho, pesquisa, auto envolvimento, produção, casting das modelos. Então é uma preparação para a vida profissional mesmo”, destaca. 

O próprio desenvolvimento do desfile é um processo importante de aprendizagem para os estudantes. “A graduação em Design de Moda é um Curso Superior em Tecnologia, ou seja, foi pensada para qualificar profissionais de forma rápida, em resposta a demandas da sociedade. Por isso, os estudantes aprendem na prática desde o primeiro semestre e aprendem como é a realidade lá fora”, completou. 

O desfile final é resultado de cerca de dois meses de trabalho. Para o acadêmico Luiz Freitas é um momento de realização. “É um momento de ver todo o resultado, todo o trabalho que foi feito. É muito emocionante, é incrível, é quando conseguimos sentir toda a energia que esse momento proporciona. É uma realização, acredito que a palavra que define esse momento é realização e é o fruto que estamos colhendo de tudo o que estudamos e construímos”, comenta o estudante que escolheu a estética do Hip Hop para levar à passarela. “Eu trabalhei a cultura do hip hop, na qual eu consegui evidenciar tendências, eu consegui trabalhar o movimento todo. Para mim, minha coleção representa a resistência, representa o movimento cultural que vai muito além do vestir uma roupa. É a expressão”, completou. 

Assim como Luis, a estudante Gabriela Barros também comemorou o resultado da coleção que idealizou e produziu durante sua graduação. “Sinto que deu tudo certo e ficou conforme a proposta do tema. O que eu desenhei e também idealizei, acho que ficou bem parecido e estou satisfeita. Esse momento do desfile é bastante emocionante, eu estou em êxtase, mas feliz. Acho que quando vemos tudo pronto, dá uma satisfação, uma alegria, uma realização”, finalizou. 
 

INSCREVA-SE