Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Camila Guedes e Leonardo Andreoli
Egressa do curso de Ciência da Computação da UPF, Isabella Rota decidiu seguir carreira profissional na área de TI e, atualmente, é doutoranda do PPGH
Há 13 anos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) tem sido companheira da Isabella Czamanski Rota. Na Instituição, ela já fez graduação, especialização, dois cursos de idiomas - inglês e francês - mestrado e, agora, está no doutorado. A trajetória mostra a diversidade de saberes presentes na vida dela, que proporciona diversas possibilidades no caminho profissional.
Formada em Ciência da Computação, Isabella conta que a escolha inicial de graduação era licenciatura em História, porém, os planos mudaram. “Depois de pensar bastante durante meu terceiro ano do ensino médio e por incentivo da minha família, escolhi cursar Ciência da Computação, pois já tinha uma afinidade com desenvolvimento web e a carreira em Tecnologia da Informação (TI) já era promissora em 2009”, afirma a egressa. “Cursando a graduação e desenvolvendo pesquisas com interfaces digitais, confirmei meu interesse por desenvolvimento web, fazendo estágio na área e, após a formatura, iniciei minha carreira profissional com desenvolvimento web de e-commerce, área que gosto muito e que atuo até os dias de hoje”, pontua.
Atualmente, Isabella trabalha como engenheira frontend na Dell, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. O trabalho remoto permitiu que ela continuasse morando em Passo Fundo e pudesse seguir os estudos. “A Dell é uma empresa que atua em diversos países, o que faz com que eu tenha contato diário com pessoas de várias partes do mundo. O inglês é imperativo nesse caso, já que torna possível a comunicação de pessoas com tantas origens diferentes e o trabalho remoto não interfere nas dinâmicas, pois a distância sempre foi presente em equipes com pessoas de lugares tão diferentes e a metodologia de trabalho já está adaptada para lidar com as diferenças de fuso-horário e cultura”, ressalta Isabella.
A egressa lembra que, apesar de ser apaixonada pela área de TI, sempre teve o sonho de seguir carreira acadêmica. “Foquei em participar de atividades e grupos envolvendo pesquisa e extensão, apresentando em eventos e buscando minha área de interesse dentro da TI. Mais perto do final da graduação percebi que o que eu realmente gostava na TI era a parte de interfaces, então passei a me dedicar a buscar formas de seguir este caminho”, conta, ela, que logo em seguida iniciou uma especialização em Design Gráfico, além de cursar inglês, que se tornou fundamental para seguir carreira na área. “O trabalho com pessoas de diversas partes do mundo não é exclusivo da Dell, por isso é tão importante aprender a falar inglês quando se almeja seguir carreira em TI”, pontua Isabella.
Formação continuada abre diversos caminhos
Após finalizar a especialização, no início de 2017, Isabella deu início ao mestrado do Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da UPF, indo atrás de um sonho antigo que era se tornar historiadora. “No mesmo ano, comecei a cursar francês na UPF Mundi, pois uma segunda língua estrangeira seria fundamental para o doutorado. Segui profissionalmente na TI e academicamente na História, finalizando o mestrado em 2019 e iniciando o doutorado no mesmo ano”. Atualmente ela está no sexto semestre do doutorado e possui bolsa Capes.
“Na Universidade cresci tanto academicamente, quanto profissionalmente e devo grande parte do que sou hoje ao que aprendi nas minhas vivências na UPF”, destaca a doutoranda.
Vestibular da UPF está com inscrições abertas
As inscrições para o Vestibular de Inverno da UPF estão abertas até o dia 21 de junho. Neste semestre, os estudantes podem escolher entre 27 cursos de graduação presenciais, além de quatro cursos híbridos, oferecidos em Passo Fundo e também nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.
Os candidatos ao curso de Medicina podem ingressar por duas formas de seleção: utilização da nota do Enem ou a prova presencial, que será realizada no dia 25 de junho.
Para os candidatos dos outros 26 cursos, o processo seletivo pode ser feito de três formas diferentes: prova presencial, prova on-line ou utilização da nota do Enem. Quem optar pela prova de redação on-line pode realizá-la a qualquer tempo, até o dia 27 de julho.
As inscrições para o Vestibular podem ser realizadas pelo site.
Notícias relacionadas