Professores jubilados são homenageados em sessão especial do Conselho Universitário
10/12/2024
17:22
Por: Caroline Simor / Assessoria de Imprensa UPF
Fotos: Caroline Simor
A Universidade de Passo Fundo reuniu os membros do Conselho Universitário (Consun) para uma sessão especial nesta terça-feira, 10. Na oportunidade, professores que receberam a portaria de jubilamento no período de 2022 a 2024 foram homenageados pelos anos de atividades desenvolvidas na docência, pesquisa e extensão.
Receberam a homenagem os professores Arnaldo Carlos Porto Neto, Paulo Moacir Mesquita, Eldon Henrique Mühl e Volmir Supptitz. Acompanhados dos diretores das respectivas unidades, eles foram recebidos pelos presentes e receberam uma lembrança da Instituição.
Em sua fala a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, destacou os feitos de cada um, pontuando aspectos de suas trajetórias e vivências ao longo das décadas de dedicação junto à Universidade. “A Universidade foi e é a grande âncora do desenvolvimento da nossa região e vocês foram os precursores. Se hoje vocês estão aqui por terem sido jubilados, é porque tiveram uma longa e dedicada caminhada junto à nossa Instituição, aos nossos colegas, professores, colaboradores, estudantes. E é por isso que nós paramos um pouco no Conselho Universitário para dizer muito obrigada por essa dedicação tão expressiva”, destacou, agradecendo a presença de amigos e familiares na sessão.
O professor Eldon Mühl foi o escolhido para falar em nome de todos os homenageados. Durante seu discurso, destacou momentos históricos vividos pela Universidade e por ele ao longo de mais de quatro décadas de atuação na Instituição. “Estamos encerrando nossas participações como professores, pesquisadores, especialistas e gestores da Universidade de Passo Fundo. Depois de 47, 27, 10 anos, temos que reconhecer que nessa hora somos acompanhados por sentimentos próprios da despedida. Lembranças de inúmeras vivências e convivências felizes, outras nem tanto. De horas difíceis, de dificuldades, de crises, de recordações. Muitos foram nossas alegrias diante dos avanços e das conquistas da Universidade. Tudo valeu a pena, pois a alma da UPF nunca foi pequena”, observou o professor.
Na placa entregue aos jubilados pelos professores Edison Alencar Casagranda, Antônio Thomé, Charles Israel e Bernadete Maria Dalmolin, os dizeres: O Conselho Universitário (Consun) da Universidade de Passo Fundo agradece por sua contribuição pessoal e profissional à Instituição. Reconhece, igualmente, seu empenho e sua dedicação à vida acadêmica, atuando em prol da educação, ao longo de uma vida de trabalho comprometida com a formação qualificada de futuros profissionais e de uma sociedade.