Projeto de extensão em educação financeira da UPF participa de gincana cultural em escola
29/07/2019
14:22
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
O projeto de extensão em Educação Financeira e Endividamento da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, na sexta-feira, 26 de julho, mais uma ação extensionista voltada à comunidade escolar, visando à formação de professores e estudantes. Foram realizadas duas oficinas pedagógicas com alunos do ensino médio do Instituto Estadual Cecy Leite Costa, no âmbito do programa federal denominado “O Novo Ensino Médio”, que objetiva à implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A proposta do Novo Ensino Médio se orienta a partir de novos eixos estruturantes e uma das áreas temáticas é a abordagem do tema da saúde financeira. Para atingir este objetivo, a escola realizou uma gincana cultural chamada “Projeto de vida, protagonismo juvenil e competências socioemocionais”. A atividade teve o intuito de assegurar o desenvolvimento de habilidades e competências, antecipando experiências que os alunos terão futuramente na universidade e no mercado de trabalho, como pesquisa, extensão e o empreendedorismo.
O professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Dr. Ginez de Campos, coordenador do projeto, destaca que a ação está vinculada ao Programa de Educação Financeira nas Escolas, o qual faz parte de uma política pública de âmbito nacional, que é a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), instituída por meio do Decreto Presidencial nº 7.397, em 2010. A oficina de educação financeira contou também com a participação do acadêmico André Finatto Donassolo, que é bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e de Assuntos Comunitários (Paidex) da UPF.
Metodologia do trabalho
A metodologia desenvolvida nas escolas tem como referência o desenvolvimento de oficinas de formação e capacitação de professores e estudantes, inserindo, de forma transversal, o tema da educação financeira na proposta pedagógica da escola. Segundo Campos, a abordagem da educação financeira proporciona a tematização de noções básicas de economia, empreendedorismo e de gestão das finanças pessoais articuladas com as diversas disciplinas do currículo do ensino médio das escolas.
ENEF e Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil)
A ENEF é uma política pública de âmbito nacional que reconhece a educação financeira como ferramenta de inclusão social, de melhoria de vida do cidadão e de promoção da estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do país, visando consolidar a cidadania financeira. Para dar suporte às ações do Programa de Educação Financeira nas Escolas da ENEF em todo Brasil, foi instituída a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), que é a organização responsável pela coordenação e execução dos projetos da ENEF.
O projeto de educação financeira da UPF faz parte dos projetos da ENEF. O Ministério da Educação apoia a inserção da educação financeira nos temas da atualidade sugeridos para compor a Base Nacional Comum Curricular por determinação do Plano Nacional de Educação (PNE).