Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Assessoria de Comunicação ACIC
Os professores da Universidade de Passo Fundo (UPF) Dr. Roberto Rabello e Me. Daniela dos Santos participaram do Ideias na Mesa, evento semanal da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), onde proferiram uma palestra sobre o projeto “UniverCidade Educadora UPF – Circulando Cidadania”. A atividade foi realizada na última segunda-feira, 22 de outubro, nas dependências da ACIC, em Carazinho.
Na oportunidade, Daniela mencionou que o principal objetivo do projeto é o indivíduo, as pessoas que vivem na cidade. “A partir da identidade da cidade é que conseguimos a identidade do indivíduo e assim são construídas as cidades educadoras e inteligentes. Com o UniverCidade Educadora, trouxemos aos municípios essas questões de mobilidade urbana, e, a partir desse ponto, passamos a pensar qual a cidade que queremos. O tipo de cidade que queremos não pode ser separado do tipo de pessoas que queremos ser, que tipo de relações sociais buscamos, que relações com a natureza nos agradam mais, que estilo de vida desejamos levar, quais os nossos valores estéticos, entre outros”, disse.
Rabello atua no UniverCidade Educadora promovendo o conhecimento para o desenvolver de cidades no entendimento de território educativo em diálogo com as diversas oportunidades de ensinar e aprender que a comunidade oferece. “Nesse contexto, seus diferentes espaços, tempo e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, que podem assumir uma intencionalidade educativa e garantir a perenidade do processo de formação do indivíduo para além da escola”, explicou o docente.
Ainda, na ocasião, os professores destacaram que desde 2011 a UPF desenvolve inúmeras ações ligadas à educação e mobilidade, servindo de componente motriz para a construção do Programa UniverCidade Educadora, fortalecendo a dimensão pedagógica, participativa e de controle social das políticas públicas. O programa baseia-se na ampliação do debate educativo intencional no setor da educação formal, não formal e informal. “Não podemos esperar apenas o poder público, pois esse poder deve ter um planejamento amplo, pensar à frente da uma única gestão, ter um planejamento estratégico em benefício da cidade e do cidadão que faz parte desta cidade”, relatou Rabello, citando que o Programa UniverCidade Educadora visa à realização de ações que partam do pressuposto de que a comunidade deve pensar a cidade como um território pedagógico. “Tudo tem a ver com o foco no cidadão, em um contexto no qual ele se sinta parte e acolhido pelo ambiente onde vive, só assim teremos uma cidade educadora e inteligente, todos juntos pela mesma ideia”, complementou.
Também estiveram presentes no Ideias na Mesa a diretora do Campus Carazinho da UPF, Munira Medeiros Awad; os professores da UPF Me. Helio Büllau e Me. Nadja Maria Hartmann; o presidente da ACIC, Cassiano Scheibe Vailatti; a secretária do Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas, Vanderlise Girardello; o diretor de Indústria e Comércio, Nasser Rajale; entre outros convidados.
Com informações da Assessoria de Comunicação da ACIC.