Pesquisa e Inovação

Trabalho analisa eficácia de modelo inovador de construção

05/01/2017

16:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero, Divulgação e Abcem

Sistema utiliza estruturas em aço leve e é considerado mais sustentável e rápido que o modelo tradicional de construção civil

Uma maneira mais econômica e sustentável de se construir é por meio de um novo sistema chamado Light Steel Frame (LSF). É um sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural. Também é conhecido como sistema por estruturas em aço leve, que diferente das construções tradicionais, não utiliza tijolo ou concreto. Esse modelo de construção foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF), Bibiana Bertolin Rossato, orientada pelo professor Dr. Zacarias Martin Chamberlain Pravia. A pesquisa foi um dos destaques da 4ª Mostra de TCCs do curso de Engenharia Civil, realizado em dezembro, na UPF.


Acadêmica do curso de Engenharia Civil, Bibiana Bertolin Rossato


Esse novo modelo ainda é recente no Brasil e apresenta-se como uma alternativa mais econômica e sustentável para a execução de edifícios de até cinco pavimentos. Entre os elementos utilizados para formar a estrutura deste sistema de construção destaca-se as vigas de piso, componente principal de suporte de lajes secas e molhadas em edifícios LSF. 

A acadêmica avaliou o comportamento que essas vigas têm quando expostas às suas sobrecargas previstas na utilização. “Realizei uma avaliação experimental de vigas de piso para Light Steel Frame, que é um modelo de construção diferente. Em vez de usar alvenaria e concreto armado, como nas construções tradicionais, o novo modelo utiliza perfis leves de aço, uma construção mais sustentável. Trabalhamos essas vigas pra saber se elas são resistentes para o uso residencial”, explicou a acadêmica.

Para fazer esta análise, Bibiana utilizou o método de ensaio experimental, que avaliou a deformação que ocorre quando as vigas treliçadas encontram-se sujeitas a um carregamento uniforme distribuído, comum em pisos. O trabalho constatou que as vigas treliçadas de estrutura de pisos utilizadas em obras com o sistema LSF são seguras para o uso residencial e que também resistem às sobrecargas, as quais foram submetidas. “Com esse trabalho podemos analisar que essas vigas são resistentes para uso residencial e também para outros usos. Dessa maneira é possível usar esse sistema de construção, que é mais sustentável, mais rápido e com menos desperdício de materiais do que o método de construção usual”, constatou Bibiana.


Sistema construtivo Light Steel Frame (LSF) utiliza aço galvanizado como principal elemento estrutural