Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Simor
Meeting de Cultura Digital na Educação ocorre nesta sexta-feira (26) na UPF, reunindo professores e pesquisadores para pensar a tecnologia na educação
As novas orientações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), preveem a inclusão de tecnologias para a educação. Buscando compreender essa realidade e oferecendo um espaço para a proposição de ideias e sugestões para a prática em sala de aula, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital (Gepid), promove a terceira edição do Meeting de Cultura Digital na Inovação. As atividades ocorrem nesta sexta-feira (26), na Faculdade de Educação (Faed), Campus I.
As atividades foram pensadas dentro das linhas de pesquisa “Processos educativos e linguagem”, do PPGEdu, e “Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática, do PPGECM, juntamente com o Gepid. Segundo o professor Dr. Adriano Canabarro Teixeira, coordenador da ação, a ideia foi reunir professores e interessados para debater sobre quais são as tecnologias disponíveis, o que pode ser feito em sala de aula e como ampliar a utilização das tecnologias. “O objetivo dos meetings, como um todo, é criar espaços rápidos e localizados de discussões sobre tecnologia da educação, da forma mais variada e ampla possível. A ideia aqui é nos aproximarmos da base, trabalhar o currículo de referência e, ao final, definir como a UPF vai colaborar com ações práticas para que, de fato, a tecnologia que está prevista na Base Curricular possa acontecer”, pontuou.
Nesta edição, a palestrante convidada foi a professora Dra. Marie Jane Soares Carvalho (PPGIE/UFRGS), que abordou os impactos da tecnologia na BNCC.
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