Pesquisadores do Gepes/PPGEdu realizam reunião de trabalho com CRE de Joaçaba/SC
31/03/2025
14:58
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Reprodução
O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF), realizou, na última sexta-feira (28), mais uma reunião de trabalho do Projeto de Pesquisa Políticas Curriculares para o Ensino Médio. No encontro, estiveram presentes o Dr. Altair Alberto Fávero (PPGEdu/coordenador do projeto), a Dra. Carina Tonieto (IFRS/vice-coordenadora do Projeto), Caroline Simon Bellenzier (doutoranda do PPGEdu), o Dr. Marcio Trevisol (PPGEdu/Unoesc), o Dr. Anderson Tedesco (PPGEdu/Unoesc), Livia Tubino e Letícia Robaldo da Rosa (graduandas de Psicologia/bolsistas CNPq), Alessandra Nichele Magro (supervisora Geral de Educação da 7ª CRE/Joaçaba e doutoranda do PPGEdu/Unoesc).
Na oportunidade, o professor Dr. Altair Alberto Fávero realizou a abertura do encontro, apresentou a equipe de pesquisa e o Projeto de Políticas Curriculares para o Ensino Médio, que será desenvolvido em 5 Escolas de Santa Catarina e 5 Escolas do Rio Grande do Sul. A coordenadora da CRE de Joaçaba apresentou os diretores das escolas participantes da respectiva CRE e manifestou a satisfação de fazer parte da pesquisa.
Na sequência, os professores Dr. Márcio Giusti Trevisol e Dr. Anderson Luiz Tedesco, docentes do PPGEdu/Unoesc/Joaçaba, parceiros de pesquisa no Projeto, destacaram a parceria de longa data com o GEPES/UPF, a satisfação de fazerem parte da pesquisa e do quanto os resultados poderão ser importantes para o trabalho das escolas de Ensino Médio.
A coordenadora da CRE/Joaçaba, Alessandra Nichele Magro, deu as boas-vindas a todos e afirmou que, por meio da pesquisa e da união escola e universidade, é possível buscar estratégias para uma educação de qualidade para os jovens estudantes e que este, certamente, constitui o grande objetivo de todos os educadores.
Também participaram da reunião cinco diretoras das seguintes escolas de ensino médio de Santa Catarina: EEB Padre Nóbrega, Ledi Maria Peccin; EEB Vitório Roman, Delmira Artifon de Souza Marques; EEB Irmã Wienfrida, Zenilde da Silva; EEB Prof. Eugênio Marchetti, Emmanuelle C. S. Locatelli De Marco; e EEB Victor Felipe Rauen, Rosane Alves Primão. Ao apresentarem suas respectivas escolas, os diretores destacaram os aspectos positivos e também os desafios que se colocam diante deste processo de Reforma do Ensino Médio, bem como a quantidade de estudantes do ensino médio.
Após a apresentação dos diretores, a professora Dra. Carina Tonieto apresentou a sistemática de pesquisa, o cronograma previsto para as duas primeiras fases, bem como as próximas ações a serem realizadas com os alunos das cinco escolas selecionadas. Entre as atividades, está a aplicação de questionários e realização de grupos focais com estudantes do ensino médio nas 5 instituições selecionadas que ofertam o ensino médio no estado de Santa Catarina.
A reunião de trabalho integra o cronograma de pesquisas do Projeto de Pesquisa Políticas Curriculares para o Ensino Médio: avaliação dos impactos das Inovações curriculares na Formação dos Jovens, desenvolvido pelo GEPES/PPGEdu/UPF em parceria com o PPGEdu/Unoesc. O projeto tem como objetivo identificar, descrever, analisar e avaliar se as inovações curriculares propostas produziram os impactos esperados na formação dos jovens do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas reformas recentes do Ensino Médio da rede estadual de Ensino do Rio Grande do Sul (região de Passo Fundo) e Santa Catariana.
No decorrer do semestre, novas atividades como esta serão promovidas com o objetivo de acompanhar o processo de implantação do novo Ensino Médio, produzir pesquisas e subsídios para auxiliar as escolas neste processo.