Pesquisa e Inovação

XI Semana do Conhecimento recebeu Olival Freire Junior para debate sobre os desafios e perspectivas da ciência e tecnologia no Brasil

19/09/2024

13:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A XI Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF) ocorreu de 2 a 5 de setembro, e dentre as atividades da programação, contou com a “2ª Reunião Integradora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu”. A convite da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Cleci Werner da Rosa, e em nome da Instituição, o evento teve a participação de Olival Freire Junior, diretor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com uma trajetória consolidada na promoção da pesquisa científica, o convidado abordou o tema “Política de Ciência, Tecnologia e Inovação: Problemas e Perspectivas”.

Durante sua apresentação, o diretor revelou dados significativos sobre o cenário atual da pesquisa científica no país, destacando que o Brasil forma anualmente cerca de 24 mil doutores. No entanto, ele ressaltou que esse avanço educacional enfrenta desafios consideráveis, como a insuficiência na empregabilidade para esses recém-formados.

Ele também destacou questões relacionadas ao orçamento para pesquisa, apontando a necessidade de adequação das finanças às reais demandas dos pesquisadores, que vão desde verbas para materiais, instrumentos e infraestrutura até a respectiva bolsa-auxílio de pesquisador. Comentou ainda sobre a importância de bolsas para se estudar fora do país, como as oferecidas na modalidade de doutorado sanduíche.

Em seu discurso, Olival Freire enfatizou a importância da ciência como uma vocação, sublinhando que uma ciência mais diversificada é, de fato, uma ciência melhor. Ele concluiu sua fala defendendo um desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável para o Brasil.

A Reunião também teve a participação do pró-reitor Acadêmico, Edison Alencar Casagranda.