Ensino

Mestrando do PPGL conversa com estudantes sobre a redação do Enem

23/05/2024

13:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Pensando nos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF realizou uma atividade especial na última semana. Ministrada pelo professor da Educação Básica e mestrando do Programa, Marcos de Assis Serafini, uma palestra sobre redação para o Enem foi direcionada aos alunos da escola EENAV, de Passo Fundo.

Para o professor, a educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Ela não apenas proporciona conhecimento acadêmico, mas também habilidades essenciais para enfrentar os desafios da vida adulta, como o pensamento crítico, a comunicação eficaz e a capacidade de resolver problemas complexos. Nesse contexto, conforme explanou na palestra, a redação do Enem desempenha um papel crucial. “Além de ser uma das áreas de avaliação do exame, a redação permite aos estudantes demonstrarem suas competências argumentativas, análise de informações, domínio da língua e capacidade de propor soluções para questões sociais relevantes”, pontuou Serafini.

De acordo com o mestrando, ao desenvolver habilidades de escrita através da prática de redações, os alunos não apenas se preparam para obter uma boa pontuação no Enem, mas também adquirem uma ferramenta poderosa para se expressarem de forma clara em diferentes contextos. 

Durante a palestra, foram abordados temas como a estrutura da redação do Enem, técnicas de argumentação, uso adequado de recursos linguísticos e a importância de manter-se no tema proposto. Além disso, os alunos foram incentivados a se dedicarem aos estudos, aprimorarem suas habilidades de escrita e a encararem a redação do Enem como uma oportunidade de mostrar todo o seu potencial intelectual e criativo. “Ao final da palestra, ficou evidente que a escrita de redação para o Enem não é apenas um meio de alcançar bons resultados acadêmicos, mas, sim, uma jornada de autodescoberta, crescimento pessoal e contribuição para uma sociedade mais crítica, informada e consciente de suas responsabilidades cidadãs”, comentou o professor.