Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Camila Guedes, João Lucas da Silva, Raquel Tartas e Carla Vailatti
Durante a Semana do Conhecimento, professores e estudantes apresentam os trabalhos desenvolvidos dentro e fora da sala de aula e promovem um grande debate entre diferentes áreas
Diferentes temáticas, diferentes experiências, um mesmo resultado: conhecimento. Ao longo de toda a trajetória acadêmica na UPF, nossos estudantes vivenciam as mais diversas práticas, seja em sala de aula, em projetos de extensão ou em grupos e atividades de pesquisa. E é durante da Semana do Conhecimento que essas experiências são compartilhadas e apresentadas para toda a Universidade. Durante as sessões de apresentação e trabalho, professores e estudantes contam e aprendem mais sobre todas as vivências que ocorrem ao longo de cada semestre, em um grande debate pelo conhecimento.
Acadêmico do curso de História, o Luiz Otavio Pereti Rosa apresentou dois trabalhos: “História ambiental do alto Rio Jacuí”, em que fala sobre o Rio Jacuí a partir da perspectiva histórica, buscando o que se sabe e o que já se viveu para explicar acontecimentos atuais; e “Formação de novos professores”, em que relata sua experiência no Residência Pedagógica, programa em que estudantes de licenciatura vão para a sala de aula aprender na prática sobre a docência. Para ele, falar sobre seus trabalhos para outros colegas e professores é significativo, porque, assim como a história deve ser contada, é fundamental divulgar ações e projetos. “Penso que é uma maneira de divulgação e eu acho superbacana também, tem seu valor falar sobre esses temas. E como futuro professor isso também me ajuda a me preparar”, comenta.
Assim como Luiz, o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração Júlio Felipe da Silva também apresentou dois trabalhos durante o evento: “O teletrabalho e a produtividade: uma análise bibliométrica” e “O Design Thinking no desenvolvimento de métodos de teletrabalho”. A escolha por mostrar sua produção na Semana do Conhecimento foi porque, na opinião do estudante, conhecimento é algo para ser compartilhado. “Assim, como dizia Japiassu, o conhecimento é uma atividade coletiva, e é nesse compartilhamento de conhecimentos que se fabrica novos saberes. O pesquisador tem o papel de buscar encurtar as fronteiras do conhecimento através do ensino e da pesquisa”, pontua.
Para o mestrando, o desenvolvimento dos trabalhos reflete o real significado de estar em uma universidade: criar e disseminar o conhecimento. “É muito satisfatório poder contribuir para as organizações e para a academia, através do desenvolvimento destes estudos. Aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática, a partir dos resultados observados nas organizações, traz a definição de construção do saber”, acrescenta Júlio que ainda destaca a importância dessa experiência para sua formação. “O conhecimento é interdisciplinar! A ciência e o conhecimento são construções sociais e coletivas. Poder estar em contato com outras formações, perspectivas e saberes, torna-se indispensável para a minha formação profissional e humana e também do meu papel na sociedade”, finaliza.
X Semana do Conhecimento
A Semana do Conhecimento é um evento realizado anualmente na UPF, e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica. O objetivo principal é aproximar práticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão desenvolvidos na UPF e em outras instituições de ensino superior. Em 2023, a 10ª edição do evento tem a seguinte temática: Viver sob a luz da pergunta: o que é a ciência, afinal?. A programação se estende até esta quinta-feira, 14 de setembro. Todas as informações estão disponíveis no site
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas