Acadêmicos de Medicina promovem ação sobre o Dia Mundial do Doador de Sangue
18/06/2024
08:24
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Lembrado no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue é uma data escolhida para que reflexões e ações sobre a importância dessa ação sejam feitas. Visando levar informação em forma de diversão, acadêmicos do curso de Medicina da UPF estiveram na Escola Municipal de Educação Infantil Padre Alcides Guareschi, no bairro Victor Issler.
Conforme os estudantes, as crianças se divertiram com o Hemozito, o herói do sangue, e prepararam trabalhos visando pensar sobre a data. A ação faz parte do projeto de extensão 4 Pilares. O projeto, coordenado pela professora do curso de Medicina, Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, busca aproximar o meio acadêmico e a sociedade para que ambos compartilhem conhecimento e para que a Universidade contribua com ações que resultem em benefícios para toda população, visando desenvolver e sensibilizar ações relacionadas a doação de sangue e medula óssea e o ciclo produtivo do sangue.
O trabalho ocorre por meio da curricularização da disciplina de hematologia nos cursos de Medicina, Farmácia e Enfermagem (graduação) e pós-graduação em Bioexperimentação e Envelhecimento Humano da UPF. Para Marco Antônio da Croce, estudante do 5º nível, participar do 4 Pilares e trabalhar em atividades com crianças é, sem dúvidas, uma das missões mais importantes para ele. “Desde muito cedo, fui educado pelos meus pais sobre a importância da doação de sangue. Eles sempre me mostraram como o ato de doar sangue é um gesto nobre e belo. Eu fui crescendo com essa consciência e esse ensinamento plantou em mim o desejo de, quando adulto, me tornar um doador de sangue e ajudar aqueles que mais precisam através da transfusão”, ressalta.
Ainda segundo Marco, a oportunidade de ensinar as crianças sobre esse tema desde a primeira infância é algo que ele considera extremamente valioso. “Ao promover a conscientização sobre a doação de sangue entre os mais jovens, estamos cultivando a chama da solidariedade e da generosidade nas novas gerações. Esses jovens são os doadores de sangue de amanhã, e é gratificante saber que, através de simples atitudes, estamos contribuindo para formar cidadãos conscientes e altruístas”, finaliza.
O projeto trabalha com ações da primeira infância ao idoso e PCDs, desenvolvendo nos estudantes, habilidades artísticas e de escrita, fornecendo material didático com metodologia ativa para ações com público alvo. Também do 5º nível, Mariana Gatti Altafini, destaca que a experiência de extensão com o projeto, em parceria, por mais um ano consecutivo, com a Escola Municipal de Educação Infantil Padre Alcides foi muito gratificante. “Evidenciar o entendimento de crianças, ainda tão novas, sobre uma situação tão relevante, como é a doação de sangue nos faz perceber como a educação de base é capaz de modificar ações futuras. Ver o interesse deles pela dinâmica com o Hemozito e sua compreensão diante da importância de pessoas saudáveis doarem sangue, mostra o quão efetivo é o trabalho conjunto do projeto e da escola”, disse. Para ela, por meio de conversa, música e muita brincadeira o assunto foi introduzido, garantindo o aprendizado às crianças, orientando-as a falar em casa sobre a necessidade de ser solidário e doar sangue. “Com essa ação de extensão, fica nítido o papel de conscientização que, desde cedo, muda histórias e, nesse caso, pode salvar vidas”, observou a acadêmica.
O projeto 4 Pilares têm como parceiros a Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo, potencializando atividades de educação continuada e educação permanente para profissionais e gestores da educação de Ensino Infantil e Fundamental, além da Academia Passo-Fundense de Letras e o Hospital São Vicente de Paulo - Serviço de Hemoterapia.
Conheça mais sobre o projeto acessando o perfil no Instagram.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas