Extensão

Sala Rizomas: extensionistas têm um novo ponto de encontro na UPF

24/05/2024

11:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Inaugurado nessa quinta-feira, 23 de maio, novo espaço foi pensado para promover a integração de bolsistas, professores e comunidade

“A sabedoria coletiva das plantas”. Dentre as muitas definições para o termo, foi essa a escolhida pela professora Adriana Bragagnolo, diretora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, para apresentar a Sala Rizomas. Inaugurado nessa quinta-feira, 23 de maio, o novo espaço, localizado no segundo andar do prédio B3, na sala 221, servirá como um ponto de encontro de professores e estudantes que integram os projetos de extensão da Universidade. A proposta é ser um local de trabalho, mas também de trocas e conexões inclusive com a comunidade. 

A ideia, segundo a professora Adriana, é que a Sala Rizomas seja um espaço de encontros. “Nós estamos em muitos territórios, nós estamos em muitos espaços, com tempos diferentes, durante uma semana, durante 15 dias, um mês. Então, esse aqui, a partir de agora, também é o nosso espaço, será o nosso espaço de encontro”, comentou. Na sala, além das reuniões entre bolsistas e professores, também poderão ser realizadas aulas, oficinas e ações que podem ou não envolver a comunidade. 

O nome também tem tudo a ver com a extensão UPF: “Encontrei uma frase que diz que rizoma é a sabedoria coletiva das plantas. E na extensão se compartilha conhecimentos e, quando possível, se produz, mas esse conhecimento ocorre simultaneamente, a partir de muitos pontos que são afetados por diferentes olhares, diferentes territórios, diferentes ideias, experiências e conceitos. Então, o nosso rizoma representa a complexidade e a diversidade de uma Universidade e, tudo isso, em uma hierarquia de modo muito horizontal, que é o que nos representa”, explicou Adriana. 

Como vai funcionar
Semanalmente, a equipe da Diretoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários atuará na Sala Rizomas nas quartas-feiras à tarde e nas quintas pela manhã. As atividades das equipes e coordenações dos Programas Institucionais também terão um cronograma de atividades regulares a fim de potencializar os processos de articulação e integração.

Para professores e bolsistas, o uso da sala será feito por meio de agendamento. As solicitações de consulta à agenda e reserva devem ser enviadas para a Diretoria, pelo e-mail divext@upf.br, informando: nome do programa ou projeto de extensão, data e horário pretendido, atividade que será realizada, nome do responsável e número de participantes.