Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Desenvolvido em disciplina do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF, obra apresenta relatos de estudantes sobre como escolheram a carreira docente
Em que momento você decidiu ser professor? Na obra “Narrativas de Estágio”, os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) refletem sobre sua trajetória e sobre a formação docente. O e-book foi lançado oficialmente durante o 10º Seminário Nacional e 4º Seminário Internacional de Língua e Literatura, realizado entre os dias 6 e 8 de novembro, na Universidade.
A obra, que é organizada pela professora Dra. Marlete Sandra Diedrich e pelos mestrandos Lucas Danielli Marinho e Gabriela Golembieski, reúne textos dos de pós-graduandos do PPGL escritos durante a disciplina de Estágio de Docência I. A proposta da publicação é promover uma reflexão sobre o ato humano de se tornar professor, a partir de relatos particulares, marcados pela subjetividade.
Para Lucas, a criação do livro foi uma experiência extremamente gratificante. “Essa disciplina é um marco, pois é o momento em que mestrandos e doutorandos começam a se enxergar como professores, preparados para atuar em cursos de graduação, uma realidade bem diferente da educação básica”, explica.
Durante as aulas conduzidas pela professora Marlete, além do aprendizado teórico, os estudantes puderam compartilhar suas experiências, já que a maior parte já atua como professor na Educação Básica. O livro surgiu a partir da proposta final da disciplina, em que os estudantes foram convidados a refletir e escrever sobre como se constituíram como professores. “Cada um de nós teve a oportunidade de criar algo único, refletindo o momento em que decidimos seguir a carreira docente. Os textos variaram desde contos e relatos pessoais até produções acadêmicas e poéticas. A liberdade de formato nos permitiu explorar diferentes perspectivas e estilos”, pontua o mestrando.
A compilação dessas narrativas resultou na obra publicada pela Pedro & João Editores e está disponível de forma gratuita para download. Para Lucas, trata-se de uma obra muito especial, que encerra um ciclo de aprendizado e crescimento durante o estágio de docência no mestrado ou doutorado. “Foi um processo enriquecedor, que não só refletiu sobre as problemáticas da educação, mas também proporcionou um espaço de conforto e apoio mútuo, lembrando-nos que, apesar das dificuldades, estamos juntos e acreditamos no que fazemos”, finaliza.