Pesquisa e Inovação

Pesquisadoras da UPF apresentam novo método de suporte à educação de adultos mais velhos

20/12/2024

10:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Artigo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano, foi publicado no Journal of Education and Information Technologies (EAIT)

Adultos mais velhos têm necessidades de aprendizagem únicas que exigem abordagens distintas, particularmente em ambientes de educação não formal, que são flexíveis, sistemáticas e menos burocráticas. Buscando métodos para dar suporte a essas necessidades, as pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da UPF, Lis Ângela De Bortoli, Ana Carolina Bertoletti De Marchi e Barbara Barbosa Neves, do Sydney Centre for Healthy Societies da University of Sydney, Sydney, Austrália, desenvolveram o estudo “Uma estrutura para apoiar a gerontologia educacional baseada na cultura ágil”. O artigo foi publicado nesta quinta-feira, 19, no Journal of Education and Information Technologies (EAIT), uma renomada plataforma para debates e questões na intersecção dos campos de Tecnologia da Informação e Educação.

Conforme Lis Ângela De Bortoli, o estudo explora a cultura ágil, ou seja, uma abordagem centrada nas pessoas e adaptável originalmente do desenvolvimento de software que enfatiza a colaboração, a comunicação e o planejamento gradual sem regras rígidas. “O objetivo é apresentar o Agil-Idade, uma estrutura de educação não formal baseada na cultura ágil, com o objetivo de dar suporte à educação de adultos mais velhos de uma forma que promova o aprendizado ao longo da vida e o engajamento significativo”, observa.

Ela explica que o Agil-Idade foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, co-design e mapeamento de literatura, avaliado em um estudo exploratório de 14 semanas com seis participantes de 60 a 83 anos. De acordo com a pesquisadora, a coleta de dados incluiu questionários e entrevistas semiestruturadas, analisadas usando uma abordagem mista que combinou análise de conteúdo com estatística descritiva. O estudo contou com a parceria do Centro de Referência e Atenção ao Idoso (Creati) da UPF.

O estudo empregou codificação manual e ferramentas de análise qualitativa (ChatGPT e ATLAS.ti) para estabelecer categorias abrangentes, com uma escala Likert usada para autoavaliação em áreas como colaboração, satisfação, compartilhamento de experiências, engajamento e comunicação. “Os resultados indicam que o Agil-Idade efetivamente melhorou a colaboração e a comunicação, promovendo maior satisfação, engajamento e apreciação pessoal entre os participantes. Essas descobertas sugerem que a cultura ágil tem potencial para avançar práticas educacionais com adultos mais velhos, contribuindo para a literatura sobre educação não formal e apoiando o desenvolvimento pessoal e social dentro desse grupo demográfico”, pontua Lis.

Sobre o periódico
O Journal of Education and Information Technologies (EAIT) é uma plataforma para uma gama de debates e questões na intersecção dos campos de Tecnologia da Informação e Educação. Ele investiga o uso da computação para melhorar a educação e o aprendizado em uma variedade de configurações, plataformas e ambientes.

O periódico visa fornecer perspectivas em todos os níveis, do nível micro de abordagens pedagógicas específicas de Tecnologia da Informação na Educação às preocupações macro de políticas nacionais e grandes projetos; de classes pré-escolares a adultos em instituições terciárias; de professores e administradores a pesquisadores e profissionais; de questões e tendências atuais a futuras em ensino, aprendizagem e gestão educacional. 

Lis Ângela De Bortoli destaca que o periódico está inserido na pesquisa e prática de profissionais dentro do contexto global contemporâneo e sua amplitude e escopo incentivam o debate sobre questões fundamentais em todos os níveis e de diferentes paradigmas de pesquisa e teorias de aprendizagem. Conforme ela, o periódico visa manter e expandir sua posição internacional por meio da seleção cuidadosa do mérito dos artigos submetidos, fornecendo assim um fórum contínuo confiável para debate e discurso acadêmico. 

O EAIT é o periódico oficial do Comitê Técnico de Educação da Federação Internacional para Processamento de Informação (IFIP) em parceria com a UNESCO.
 

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