Seminário de Língua e Literatura encerra com palestra cênico-literária de Odilon Esteves
11/11/2024
16:31
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Camila Guedes
Atividade reuniu estudantes e docentes do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras para encontro regado por literatura e emoção
Uma pilha de livros, alguns objetos e um mergulho na literatura. É isso que compõe o cenário de “Para abrir outras janelas”, palestra cênico-literária apresentada pelo ator Odilon Esteves no encerramento do 10º Seminário Nacional e 4º Seminário Internacional de Língua e Literatura na última sexta-feira, 8 de novembro. Com uma plateia repleta de acadêmicos e pós-graduandos da área de Letras, o espetáculo traçou um percurso por livros e autores que fazem e fizeram parte da vida do ator em uma atividade interativa, a partir do ponto de vista do leitor, em que o público escolhe, ao longo da apresentação, as janelas que serão abertas naquele dia.
Ator mineiro, Odilon Esteves participou, no teatro, de diversos espetáculos a partir de textos de autores como Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, Dostoiévski, Julio Cortázar, Manoel de Barros e Nelson Rodrigues. Já no cinema e na TV, seus principais trabalhos são o longa “Batismo de Sangue”, a minissérie “Queridos Amigos” (TV Globo), o docudrama “Sertão: Veredas” (Bossa Nova Films), a série “Hit Parade” (Canal Brasil/Globoplay). Recentemente, esteve no elenco da novela “Mar do Sertão” (TV Globo).
Para o palco, Odilon levou poesias e contos de autores brasileiros que divertiram e emocionaram a plateia. Entre os nomes escolhidos estiveram Vinicius de Morais e Osman Lins, autor pernambucano. Além disso, compartilhou com os estudantes um pouco da sua trajetória de mais de 20 anos como ator. O encontro marcou o fim de três dias de Seminário promovido pelo curso de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade. Ao todo, foram mais de 180 trabalhos acadêmicos apresentados nos Simpósios Temáticos, além de palestras e conferências.