Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Camila Guedes
Atividades promovidas pelo MAVRS e Muzar da UPF levaram a comunidade para conhecer, interagir e apoiar espaços públicos de visitação
Uma noite para celebrar a importância dos museus e promover o acesso a todos os públicos. Esse foi o objetivo da Noite dos Museus, programação organizada pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, pelo Museu Zoobotânico Augusto Ruschi e pelo curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF) nessa quarta-feira, 25 de setembro. A iniciativa faz parte da 18ª Primavera dos Museus, que ocorre em todos o país, e, neste ano, tem como tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. A proposta é promover programações especiais para que a comunidade possa se aproximar dos espaços, promovendo a discussão e promoção da democratização dos museus.
Entre as ações realizadas na Noite dos Museus, esteve uma roda de conversa no MAVRS sobre acessibilidade em espaços públicos de visitação em parceria com a Associação Passo-fundense de Cegos (Apace), iniciativa que esteve alinhada com a temática da Primavera dos Museus. A proposta foi a de propor um novo olhar para a questão da inclusão a todos os públicos, ressaltando a importância de promover a acessibilidade dentro de espaços museais para que todos, dentro de suas individualidades, possam usufruir da arte e da cultura.
O convidado para a conversa foi o associado da Apace, Éverton de Souza, que compartilhou sua experiência enquanto deficiente visual. “Eu fico muito feliz não apenas pela participação, mas pelo interesse em me ouvir. Sinto que só é válido eu vir aqui falar de um assunto tão importante e necessário quando há essa interação. É preciso responder às perguntas, tirar dúvidas e, assim, promover essa proximidade”, pontuou. Ainda no MAVRS, a programação contou com uma oficina de desenho com modelo vivo e apresentações artísticas em violão e voz de Marlou Peruzzolo Vieira e Aline Bouvie Alvares e Cassio Cultura.
Já no Muzar, os visitantes puderam explorar o acervo e aprender mais sobre as exposições permanentes disponíveis no espaço. A programação encerrou com duas oficinas, uma sobre morcegos e outra sobre animais peçonhentos. Durante oficina, a acadêmica de Ciências Biológicas Carolina Wallenhaupt compartilhou um pouco do seu amor pelos morcegos, encantando os pequenos que acompanharam a atividade.
Para a diretora da Diretoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, professora Adriana Bragagnolo, a Noite dos Museus é um evento que integra professores, estudantes e comunidade neste ano, em especial, para tratar de um tema importante que é a inclusão. “Nesse processo todo, é importante pensar em como democratizar a arte e a cultura para todas as pessoas. Precisamos pensar inclusive a experiência estética de todas as pessoas: as possibilidades, as dificuldades, e pensar em como promover essa inclusão cultural na vida de todos”, destacou.
Primavera dos Museus
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 18ª Primavera dos Museus segue até o dia 29 de setembro. Durante esse período, serão realizadas mais de 2 mil atividades em museus de todo o Brasil, entre exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas. Ao todo, são 930 instituições participantes. Toda a programação da 18ª Primavera dos Museus já está disponível para consulta na plataforma Visite Museus.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas