Cultura

UPF sedia exposição Artistas Passo-fundenses: coleção Dalacorte

08/08/2024

10:00

Por: Caroline Simor

Fotos: Caroline Simor

Iniciativa integra a programação da comemoração dos 167 anos do município

A Universidade de Passo Fundo integra a programação de comemoração dos 167 anos de Passo Fundo e, entre as atividades, recebe a exposição Artistas Passo-fundenses: coleção Dalacorte. As obras ficarão no hall do prédio da reitoria (J1), no Campus I até o dia 30 de agosto.

As 16 obras que integram a exposição fazem parte do acervo pessoal de Paulo Dalacorte e são compostas de artistas locais e de artistas que adotaram a cidade de Passo Fundo. Conforme o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônio Thomé, é uma honra para a UPF receber a exposição e poder, de alguma forma, dar visibilidade ao acervo e ao trabalho dos artistas. “Ao longo dos seus 57 anos a UPF sempre investiu em cultura e no conhecimento. Por meio do curso de Artes Visuais temos aí centenas de profissionais formados e que atuam em Passo Fundo, região e pelo país. Esse também é um cuidado que nós temos”, disse.

Representando o colecionador Paulo Dalacorte, a Artista Visual Mariana de Marco agradeceu o espaço e destacou a parceria com o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS). “Nós, juntamente com o Paulo, estamos todos juntos, fazendo recortes ao acervo, com os artistas locais, com os passo-fundenses que fizeram e fazem a contribuição significativa para a cidade, para reconstruir a parte da cultura, da arte, da cidade”, frisou. 

Segundo Mariana, a coleção foi iniciada em 1999 e a primeira exposição foi feita para MAVRS. “Essa é a primeira exposição da coleção, após a formação do Instituto que agora vai guardar as obras. Nos últimos 25 anos, Paulo Dalacorte vem constituindo seu acervo particular. Atualmente, são aproximadamente cerca de 1500 obras de arte, abrigando democraticamente as linguagens artísticas que consagraram a diversidade figurativa, geométrica e abstrata”, destacou.

O evento contou com a participação artistas que integram a exposição, de professores e estudantes da UPF, além do Secretário de Captação de Recursos da Prefeitura, Roger Teixeira Borges.