Após 45 anos dedicados ao ensino, professor Eldon Mühl recebe portaria de jubilamento
06/02/2024
17:09
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Lima
Docente com maior tempo em atividade na Instituição, a relação de trabalho do professor com a Universidade de Passo Fundo (UPF) iniciou em 1978, no curso de Filosofia
Com uma história de 45 anos de dedicação ao ensino e à pesquisa, o professor Dr. Eldon Henrique Mühl recebeu, nesta terça-feira, 6 de fevereiro, a portaria de jubilamento. O documento, conferido aos docentes que completam 70 anos, foi entregue pelo pró-reitor acadêmico, Edison Alencar Casagranda e pelo diretor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC), Luiz Marcelo Darroz.
A relação de trabalho do docente com a Universidade de Passo Fundo (UPF) iniciou em 1978, no curso de Filosofia. Com isso, o professor se tornou o profissional com maior tempo em atividade na Instituição. Durante mais de quatro décadas de trabalho, atuou de forma direta com pesquisa e com a formação de professores. “A Universidade me oportunizou, não só concluir minha graduação, como também iniciar meu trabalho e realizar o meu mestrado e doutorado. A instituição se faz pela solidariedade, pelo apoio entre os professores e gestores e eu sempre tive esse reconhecimento e esse apoio”, afirmou.
O professor foi um dos fundadores dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu). “Começamos a perceber a necessidade de qualificar mais os professores e então começamos a pensar a pós-graduação. Em 1997 foi criado o programa mestrado. Antes disso, também começamos a solidificar a pesquisa, com a criação de grupos de pesquisa e fazer articulações no sentido de buscar apoio para desenvolver a pesquisa, especialmente das ciências humanas e educação”, comentou Eldon.
O pró-reitor da UPF, Edison Casagranda, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo professor por mais de 40 anos na Universidade. “O professor Eldon tem uma formação na área da Filosofia, mas contribuiu para o fortalecimento da formação na área de humanidades como um todo. Foi diretor da Faculdade de Educação por mais de uma vez, coordenador do PPGEdu, sendo um dos dos fundadores do programa, então, ele tem uma história como poucos de vínculo afetivo profissional com a UPF. Sem dúvida, a presença dele aqui dentro da Instituição fez diferenças significativas do ponto de vista de gestão, do ponto de vista de docência, de pesquisa, ele é um professor completo, eu diria”, destacou o pró-reitor.