Extensão

Balcão do Consumidor da UPF comemora 18 anos de atividade

29/09/2024

08:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF e Divulgação

Com mais de 121 mil consumidores atendidos, projeto é pioneiro no RS na mediação de conflitos

O projeto de extensão Balcão do Consumidor do curso de Direito (ECJ) da Universidade de Passo Fundo (UPF) celebra, neste mês de setembro, 18 anos de atuação, consolidando-se como uma referência na defesa dos direitos dos consumidores na sociedade. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, por meio do PROCON, e o Ministério Público Estadual, é pioneiro no estado do Rio Grande do Sul e serviu de modelo para outras instituições de ensino. Desde sua criação, a iniciativa tem sido um pilar fundamental na mediação de conflitos entre consumidores e fornecedores, promovendo a justiça e a transparência nas relações de consumo.

O Balcão do Consumidor foi inaugurado em 29 de setembro de 2006 e está instalado no Campus I da UPF. Além disso, conta com unidades nos campi da Universidade em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Soledade e Sarandi. Com uma missão de oferecer apoio, orientação e soluções práticas para aqueles que se sentem lesados em suas compras ou serviços, o Balcão rapidamente se tornou um ponto de encontro para os cidadãos que buscam esclarecimentos sobre seus direitos e deveres.

Nos últimos 18 anos, o Balcão do Consumidor alcançou várias conquistas significativas, incluindo:
Atendimento ampliado: com o aumento da digitalização, o Balcão expandiu seu atendimento para plataformas on-line, garantindo que mais pessoas possam acessar seus serviços de qualquer lugar;
Educação e conscientização: realização de palestras em escolas e comunidades, educando consumidores sobre seus direitos e como agir em caso de problemas;
Parcerias estratégicas: colaboração com órgãos de defesa do consumidor e entidades governamentais para fortalecer a luta pelos direitos dos consumidores.

Conforme um dos coordenadores do Balcão, professor Me. Franco Scortegagna, o projeto não é apenas um serviço, mas uma verdadeira rede de apoio. “Mais de 121 mil consumidores já foram atendidos, e muitos relatos destacam a eficácia do projeto em resolver problemas, desde cobranças indevidas até a troca de produtos defeituosos. O trabalho do Balcão tem contribuído para uma maior consciência coletiva sobre direitos de consumo, promovendo um mercado mais justo e equilibrado. À medida que avança para o futuro, o Balcão do Consumidor se compromete a continuar inovando e adaptando-se às novas demandas da sociedade”, comenta.

Segundo a funcionária Vitória Luiza da Silva, celebrar 18 anos do Balcão do Consumidor é reconhecer o valor de um projeto de extensão que se dedica a empoderar o consumidor a lutar por seus direitos, em um mundo onde, para ela, as relações de consumo são cada vez mais complexas. O estagiário João Augusto Rissardo complementa que é gratificante ver como o Balcão impacta a vida das pessoas. “Cada atendimento é uma oportunidade de fazer a diferença, e estou animado para contribuir ainda mais para essa causa”, pontua.

Franco destaca que o Balcão se mantém firme em sua missão, promovendo um ambiente mais justo e transparente para todos. “Que venham muitos mais anos de conquistas e avanços na defesa dos direitos do consumidor”, deseja.

Atendimento
O Balcão do Consumidor em Passo Fundo atende de segunda a sexta, das 12h às 17h30min. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (54) 3316-8518, e-mail consumidor@upf.br e nas redes sociais pelo perfil @balcaodoconsumidorupf.