Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Com o objetivo de identificar as maiores árvores do Rio Grande do Sul, o Concurso de Árvores Gigantes dará destaque à Erva Mate em 2025. Em reunião realizada na última semana, a coordenação decidiu que o lançamento das inscrições ocorrerá no dia 13 de março, durante o 17° Fórum Florestal do Estado do Rio Grande do Sul, realizado na Expodireto Cotrijal, em Não Me Toque.
Para este ano, a proposta prevê a participação equitativa de todas as entidades envolvidas, garantindo transparência e credibilidade ao processo. Também foi debatida a metodologia para medições e validação dos dados coletados de cada candidata a árvore gigante, assegurando rigor científico na escolha das árvores finalistas.
A coordenação geral do concurso fica sob a responsabilidade do Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (LAMVis) da Universidade de Passo Fundo (UPF), com apoio operacional da Emater/RS. O concurso conta com a participação dos cinco polos ervateiros do estado, Ibramate, Sindimate, Secretaria Estadual da Agricultura, Projeto Charão/AMA, Associações de Produtores de Erva-mate, Cotrijal, Coprel e ICMBio-Floresta Nacional de Passo Fundo.
A erva-mate (Ilex paraguariensis) é considerada uma espécie de grande relevância ecológica, social, cultural e econômica para a região sul do Brasil, com destaque ao Rio Grande do Sul. Conforme Jaime Martinez, professor da UPF e um dos coordenadores do Concurso, esse processo de identificação dos grandes exemplares de árvores busca divulgar as espécies florestais nativas e promover o turismo de observação das gigantes, bem como servir de árvores-matriz para fornecer as sementes para gerar mudas futuras de qualidade. De acordo com o professor, todo proprietário de terras, urbana ou rural, pessoa física ou jurídica, poderá participar do concurso, desde que tenha exemplares nativos de erva-mate em suas terras.
Para Martinez, a iniciativa reforça a necessidade de conscientização ambiental e valorização das árvores centenárias, fundamentais para a manutenção dos ecossistemas e da identidade cultural da região. Por meio da identificação e reconhecimento das árvores monumentais para a biodiversidade e o patrimônio natural do estado, o concurso também espera ampliar a cultura florestal junto aos proprietários rurais, grandes responsáveis pela conservação desse patrimônio natural. “A colaboração entre as instituições parceiras será essencial para o sucesso do concurso, incentivando a participação de técnicos extensionistas do meio rural, pesquisadores, comunidades locais e proprietários rurais no mapeamento dessas árvores gigantes”, observa.
Notícias relacionadas