Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Nos dias 21 e 22 de novembro de 2024 o PPGEDU/UPF sediou o III Colóquio Internacional sobre Bildung (formação), contando com a participação de conferencistas nacionais e internacionais. O evento foi organizado pelos professores Claudio A. Dalbosco, Marcelo Doro e Miguel Rossetto, pertencentes ao grupo de pesquisa Formação Humana, e pela Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação. O III Colóquio insere-se no convênio de mútua cooperação internacional que a UPF mantém com a Universidade de Kassel (Alemanha) desde 1999. Cumpre, portanto, dupla finalidade: aprofundar as investigações sobre o tema da formação humana e fortalecer a internacionalização do PPGEDU e da própria UPF.
Segundo o pró-reitor Acadêmico, professor Edison A. Casagranda, o evento é tradicional e mostra a força do Programa. “O programa de Pós-Graduação em Educação tem tradição na realização de evento, abordando temas atuais e essenciais para a qualificação de professores e estudantes, criando condição, através de um debate internacional, para melhor compreender os problemas que brotam da prática pedagógica. O tema dessa edição do Colóquio sobre Bildung, Hermenêutica e formação humana, traz à tona, sem dúvida, a necessidade de repensar as humanidades, resgatando a luz da tradição hermenêutica, não apenas as raízes da filosofia da educação e da própria pedagogia, mas também os princípios de uma universidade formadora”, disse.
Para a professora Cleci Werner da Rosa, coordenadora do PPGEDU, o evento é mais uma oportunidade de qualificação. “O evento representa para o PPGEdu a oportunidade de qualificar o processo formativo dos mestrandos e doutorandos por meio do diálogo com pesquisadores nacionais e estrangeiros que são referência na área de Filosofia da Educação. Além disso, possibilita fortalecer a internacionalização do programa, aspecto que tem sido enfatizado nas ações do PPGEdu nos últimos anos”, observou.
Um dos organizadores do evento, o professor Claudio A. Dalbosco ressaltou os objetivos do encontro. “O III Colóquio Internacional sobre Bildung tem como objetivo principal refletir sobre a dimensão formadora da Educação, da universidade, da escola e do ensino em geral. Mas, a educação e a universidade já não são formação? Este é justamente o problema que debatemos, pois, o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico nem sempre conduzem à dimensão formadora que seria inerente às instituições formais de ensino”, comentou.
Como nas edições anteriores, do III Colóquio resultará uma coletânea envolvendo as conferências proferidas durante o evento.