Extensão

Projeto ZZ-On forma nova turma de alunos

23/09/2024

13:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins

Parceria da UPF e Grupo Grazziotin oferece curso voltado à Tecnologia da Informação

Um total de 17 estudantes de Ensino Médio de escolas de Passo Fundo celebraram a conclusão das atividades da 4ª turma do Projeto ZZ-On: Programa de Inclusão Digital e Identificação de Talentos. A iniciativa é uma parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Grupo Grazziotin, que oportuniza uma formação a jovens com interesse na área da Tecnologia da Informação (TI). A formatura do curso foi realizada na última quinta-feira, 19 de setembro, no Campus I da Instituição.

Vinculado ao projeto de extensão Fábrica de Talentos e Inovação Tecnológica, o ZZ-On chegou ao final de sua 4ª edição, que teve a duração de um mês. Durante os 30 dias de curso, os participantes, que foram selecionados pelo Grazziotin já com foco nas demandas da empresa, aprenderam sobre conteúdos ligados à TI. Segundo o coordenador do projeto, professor Eder Pazinatto, a Universidade possibilitou uma capacitação em um meio profissional que necessita, cada vez mais, de profissionais qualificados. “Junto com o Grazziotin, a UPF dá uma formação de tecnologias para os alunos, que é uma área que está muito carente de profissionais. As empresas estão precisando de funcionários e a gente quer acelerar essa formação o quanto antes. No curso, trabalhamos três tecnologias diferentes, fazendo com que os estudantes aprendessem sobre tecnologia e visualização de dados, que faz parte de uma área muito forte que é a ciência de dados”, destacou.

Marcela dos Santos Capella foi uma das alunas que aprendeu sobre esses conteúdos. Em sua fala, ela agradeceu à equipe do projeto pelo conhecimento adquirido. “Em nome de toda a turma do ZZ-On desse ano de 2024, quero agradecer ao coordenador do nosso curso, professor Eder, e também aos outros professores que nós tivemos, o Eduardo, o Augusto e o João, e principalmente à UPF por proporcionar a cada um de nós essa experiência desse mês, de estar aprendendo e estar tendo tantos aprendizados sobre essa área tão importante que é a área da informática”, disse.

Com vistas a dar possibilidades de trabalho na empresa, a diretora de Recursos Humanos do Grupo Grazziotin, Daniele Moraes, mencionou a importância do ZZ-On aos estudantes. “O curso é um marco na carreira profissional de vocês, que estão realmente mostrando para o que vieram. O primeiro passo vocês já deram, que foi o de escolher fazer parte desse Projeto, então já demonstraram que vocês são jovens que vão fazer a diferença no mundo ou já estão fazendo a diferença nesse mundo. Não terminou por aqui, recentemente começou. Os pais de vocês, a família, todos devem estar muito orgulhosos porque vocês fizeram essa escolha. Então continuem assim, que muitas oportunidades vão surgir”, afirmou.

A diretora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UPF, professora Adriana Bragagnolo, estava presente na formatura. Para ela, essa parceria entre jovens estudantes, Grazziotin, escolas e UPF é muito boa porque representa um grupo. “Nós, por mais que tenhamos idades diferentes, por mais que tenhamos interesses, nós formamos um grupo. Vocês desse projeto e todo esse coletivo são responsáveis por deixar a nossa cidade melhor, por ajudar as pessoas a se desenvolverem. Por mais que vocês tenham vindo para aprender e se desenvolver, a gente acaba afetando os outros e afetando os lugares. Por exemplo, o Grazziotin pode contratar, ou vocês futuramente tem outros planos, ou tem planos com a própria empresa, tudo bem, mas todos estão contribuindo para a gente fazer um lugar melhor. Então isso é bem importante”, mencionou, complementando que a Universidade é de todos: das empresas e dos estudantes.

Também atuante no Projeto ZZ-On, o professor Marcos José Brusso elogiou a turma de formandos, ressaltando o quão fundamental é vivenciar as experiências da vida. “Pelo o que eu tenho ouvido e pelos momentos que eu participei na sala de aula, eu senti que a galera é muito ligada, essa turma é boa. Vocês precisam experimentar coisas novas. Não podem simplesmente aceitar as verdades que serviram para as gerações anteriores, que podem não estar servindo para vocês. A vida é isso, experimentem. Espero que encontrem um espaço nesse mundo, que tem espaço pra todo mundo, com muito sucesso e com muita felicidade”, desejou.