Projur Mulher e Diversidade recebe homenagem na Assembleia Legislativa
05/11/2024
17:27
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Simor e Divulgação ALRS
Projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo, o Projur Mulher e Diversidade completou 20 anos de atividades em 2024. Como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido na defesa dos direitos e no cuidado com mulheres vítimas de violência, a iniciativa foi homenageada na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 5 de novembro.
Responsável pela homenagem, a deputada Nadine Anflor destacou a trajetória do projeto e relacionou o trabalho da UPF à sua própria caminhada. Em sua manifestação, ela frisou o protagonismo do projeto e a importância social do Projur no enfrentamento, suporte e atendimento às mulheres e à comunidade LGBTQIA+ vítimas de violência.
Para ela, trata-se de um projeto que salva vidas e que muda histórias. “É um momento especial pelo grande trabalho realizado e, particularmente, pelo fato de eu ser egressa da UPF. Essa homenagem tem como objetivo mostrar esse projeto para mais pessoas, para inspirar mais projetos a atuarem diretamente na vida das pessoas. Pelo Projur, vemos que é possível fazer a diferença. Que com apoio e comprometimento, mais ações podem ser feitas e que mais mulheres sejam impactadas”, disse.
Presente no evento, juntamente da coordenadora do Projur, Josiane Petry Faria; e do diretor e do vice-diretor da Escola de Ciências Jurídicas, professores Rogério da Silva e Giovani Corralo, a reitora Bernadete Maria Dalmolin ressaltou o trabalho do Projur e também da UPF em ações efetivas junto à comunidade. “É com muita alegria que recebemos essa homenagem da Deputada Nadine, que, após formar-se na UPF, trilhou uma jornada valiosa em defesa de pautas tão urgentes e necessárias”, disse.
Para a reitora, a deferência ao projeto expressa o reconhecimento de um trabalho vivo, disruptivo, contínuo e integrado com outras instituições e organizações, em prol da justiça social, dos direitos das meninas e das mulheres, da promoção de uma cultura de paz. “Currículos com essa robustez na vida dos estudantes trazem compromisso e aprendizagem que vão muito além de um aprendizado profissional. Vão disseminando práticas comprometidas com a defesa da vida e com o rompimento de uma cultura de violência, ainda presente nas relações familiares e sociais”, acrescentou.
Acadêmicas bolsistas do Projur e mestrandos do PPGDireito também estiveram presentes. A sessão solene contou com a manifestação de diversos deputados que expuseram suas relações com a Universidade e pontuaram a importância da UPF para o estado.