Por: Jéssica França
Fotos: Jéssica França
Evento realizado pela Universidade de Passo Fundo promoveu a reflexão sobre os meios de transporte e o meio ambiente
Trilhas de bike e passeio ciclístico marcaram as atividades do Dia Mundial Sem Carro, promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff). As atividades ocorreram no sábado, 22 de setembro, e se concentraram em frente à Faculdade de Direito (FD), Campus I. O objetivo da ação foi promover a reflexão sobre o uso excessivo dos veículos e a importância do transporte alternativo para a preservação do meio ambiente.
O evento contou com praça de alimentação, com a presença de food trucks, além da oficina Aprendendo a usar a ciclovia e da Caminhada ecológica, entre outras atividades. “O resultado positivo do evento é fruto do esforço principalmente dos estudantes que ajudaram na organização, além disso, sem o apoio dos colaboradores e da UPF, nada disso teria sido possível. Foi muito importante ver o fruto do nosso trabalho tomar forma, proporcionando que o público desfrutasse de um lindo dia e pudesse refletir sobre a temática de trânsito e mobilidade urbana. Muitos contribuíram com sugestões, o que indica que o evento tem potencial para crescer e atingir ainda mais pessoas no ano que vem”, destacou a coordenadora do evento, professora Me. Eliara Riasyk Porto.
Conforme a diretora da Feff, professora Me. Andrea Bona Ughini, as atividades proporcionaram que a comunidade se voltasse também para questões relacionadas à saúde. “O evento possibilitou que a população vivenciasse e sentisse, por meio de atividades como a caminhada e a trilha de bicicleta no campus, a importância de também utilizarmos formas mais diversificadas de transporte, que favorecem a saúde do meio ambiente e a dos próprios sujeitos”, afirmou.
Compartilhamento de bicicletas
A comunidade pôde desfrutar de bons momentos em família e entre amigos. Uma das ações mais procuradas foi o compartilhamento de bicicletas, que possibilitou que mais pessoas pudessem participar das oficinas, andando pelo circuito montado, visualizando a biodiversidade do Campus.
Além das oficinas, um painel de pôsteres esteve em exposição, apresentando trabalhos desenvolvidos por acadêmicos da UPF com a temática transporte e mobilidade. O objetivo do evento foi promover a reflexão sobre os meios de transportes, bem como sobre o impacto que esses têm no meio ambiente e na vida da população. “Acredito que, a partir do Dia Mundial Sem Carro, é possível ver que nem sempre precisamos utilizar o carro para todos os nossos deslocamentos. Essa reflexão é importante para que a gente reveja sobre a importância excessiva que damos a ele”, disse uma das organizadoras da atividade, Viviane Pagnussat Cechetti.
Escolinha de Trânsito
O Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança Pública de Passo Fundo também participou do evento, com a Escolinha de Trânsito. “O tempo colaborou e o público pôde conferir as diversas atividades. Na Escolinha, apresentamos um circuito com faixa de pedestre e semáforo, no qual as crianças puderam brincar e, ao mesmo tempo, aprender as regras de trânsito”, destacou o agente de trânsito Emerson Drebes.
Oficina prática de vivências de acessibilidade
A comunidade também pôde conferir atividades de conscientização e acessibilidade do grupo Ventos do Sul Bike Team. “Nós, do Ventos do Sul, ficamos muito felizes de participar do evento. Juntamente com o pessoal da Apace, desenvolvemos uma atividade com bicicletas tandem, e trouxemos para mais perto da comunidade a realidade do deficiente visual. Nessa bicicleta dupla, o condutor vai na frente e, atrás, vendávamos as pessoas para que elas tivessem a sensação de como é pedalar sem ver nada”, explicou Luciane Von Borowsky.
A atividade diferenciada possibilitou que público sentisse um pouco das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual. O membro da Associação Passofundense de Cegos (Apace), Éverton de Souza, destacou a organização do evento. “Conseguimos atingir um público razoável, foi um trabalho em equipe e bem organizado”, disse.
As atividades do Dia Mundial Sem Carro contaram com o apoio do Escritório Escola da Engenharia Civil da UPF (ESEEC), do Serviço de Atenção ao Estudante (Saes/UPF), da Gigante Bike, da Bike Tour, da Black Box Street Foods, do Hukilau Pokes and Salads, da La Fame Piadina, da Apace e do Ventos do Sul Bike Team.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas