Universidade

“Um caso de amor com a educação e com a saúde pública”

06/06/2023

16:52

Por: Assessoria de Imprensa

Durante a Reunião Almoço da CDL, reitora da UPF foi a personalidade escolhida e aproveitou os 55 anos da Universidade para contar a trajetória pessoal e com a Universidade

Enquanto construía a carreira e a vida pessoal, depois de sair do interior de Caiçara, a reitora, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, ainda não sabia, mas, em paralelo, a Universidade de Passo Fundo consolidava também a sua caminhada. Esse encontro foi tema da Reunião Almoço da CDL – Personalidades, realizada nesta terça-feira, 06 de junho. Na data em que a UPF celebra os 55 anos, a reitora compartilhou com todos uma jornada de dedicação e amor pela educação e pela saúde.

Em sua apresentação, Bernadete fez um resgate histórico da vida pessoal e da vida profissional, fazendo um caminho entrelaçado ao da Instituição. Para ela, é importante lembrar a história e marcar os acontecimentos no tempo, justamente para lembrar as conquistas e tudo que foi desenvolvido. 

Ao sair do interior de Caiçara, Bernadete destacou que sempre teve o desejo de estudar e que aos poucos a formação de enfermeira, somada às especializações, mestrado e doutorado, foi encontrando a docência e, mais tarde, a gestão nas áreas da saúde e educação. Ela lembrou de momentos importantes em que esteve envolvida, como a construção do primeiro plano de saúde de Passo Fundo e algumas batalhas por políticas públicas de acesso aos serviços de saúde. “Mudanças que permitiram investimentos e educação e qualificação dos docentes e que transformaram a vida da cidade e das pessoas”, destacou.

Primeira mulher à frente da UPF
Sobre a gestão na Universidade, a reitora relembrou alguns momentos marcantes, como a primeira eleição e a chegada de uma mulher à frente da Reitoria depois quase cinco décadas de existência. Ela ressaltou que os desafios são grandes, mas têm o mesmo tamanho das conquistas e das realizações. “Vivo hoje num lugar de representação, diálogo e respeito com todos. De construção com todos os envolvidos. Passamos por processos de melhorias, nos currículos e na gestão, e hoje somos mais fortes. Temos mais de 70 projetos de extensão com ações diretas na comunidade e isso quer dizer que estamos não apenas presentes na cidade, mas somos parte dela”, considerou.

Conforme Bernadete, o desafio de ser uma mulher à frente de uma instituição como a UPF torna-se mais leve quando a própria Universidade tem se permitido mudar e evoluir. Para os presentes, ela deixou um questionamento: “pensem todos vocês, homens, que estão aqui. Nos momentos decisivos da gestão de suas empresas, quantas mulheres estavam presentes na sala?”. Na opinião da reitora, é preciso um trabalho coletivo para que cada vez mais mulheres estejam em postos de gestão. “Precisamos equalizar mulheres e homens em todas as áreas. Essas são as condições necessárias para que os interesses da sociedade sejam atendidos. Precisamos superar essas arestas”, disse.

Compromisso com a educação
O desejo de buscar uma formação não ficou apenas na realização pessoal. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas, com mestrado e doutorado em São Paulo, e especializações na área da gestão, Bernadete sempre esteve ligada à partilha do conhecimento.

Enquanto reitora da UPF, ela vem atuando junto a lideranças políticas e comunitárias para que a educação seja valorizada e repensada. “A sociedade precisa olhar para a educação como um pilar central. Sem isso, vamos involuir. A UPF tem buscado esse olhar em cada ação, voltando sua atenção para ser mais global, para ser uma Universidade local e regional, mas com os olhos no mundo”, observou.

Ariele de Rezende, diretora da CDL Passo Fundo, agradeceu a presença da reitora e destacou que, para a entidade, é uma honra contar com a Universidade. “A Universidade de Passo Fundo, que completa 55 anos de existência, é um orgulho para todos nós. Para mim, em especial, tenho lembranças inesquecíveis do período universitário, vínculo que nada apaga.

A UPF e a CDL têm muito em comum. Nasceram do desejo de pioneiros que, desde muito cedo, apostaram, acreditaram, investiram, e se comprometeram em fazer o desenvolvimento de Passo Fundo acontecer”, destacou. 

Autoridades destacaram a importância da Universidade
A reunião almoço contou com a presença de diversas lideranças, representantes da Cãmara de Vereadores de Passo Fundo, instituições e entidades, além do Deputado Federal, Luciano Azevedo e do Prefeito, Pedro Almeida.

“A UPF foi e continua sendo fundamental para o desenvolvimento da cidade e da região. Sem a Universidade, temos certeza de que não estaríamos tão desenvolvidos e não seríamos a referência que somos. A UPF chega aos seus 55 anos como uma grande ferramenta para todos e é uma honra ter a minha caminhada ligada à Instituição” – Luciano Azevedo (Deputado Federal)

“Hoje é um dia especial de celebração pela vida da Universidade. Uma instituição que é parte da cidade e da vida das pessoas, que está ligada com a saúde, a educação, a cultura e a formação. Desejamos vida longa e cada vez mais sucesso não apenas a Universidade, mas também a reitora, que hoje compartilhou conosco um pouco da sua trajetória” – Pedro Almeida (Prefeito de Passo Fundo)

Realmente Passo Fundo deve muito a UPF. Nosso crescimento e desenvolvimento estão ligados com ela. Neste momento, em que comemoramos os 55 anos, celebramos também a formação dos mais de 100 mil profissionais e a CDL, que é parceira da UPF, se sente honrada em trazer a reitora para compartilhar histórias conosco” – Ary Rabello (Diretor da CDL)
 

INSCREVA-SE