Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Camila Guedes
Gestores da Instituição compartilharam demandas relacionadas à educação superior, à UPF e ao futuro da cidade
Considerando a importância da educação como tema condutor do desenvolvimento da cidade, a Universidade de Passo Fundo promoveu uma série de encontros com os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Passo Fundo. O objetivo das reuniões foi o de promover um diálogo aberto e construtivo entre os candidatos e a Instituição, por meio de seus gestores e representantes. Os encontros ocorreram em momentos distintos: na segunda-feira, 9 de setembro, foram recebidos os candidatos Pedro Almeida e Volnei Ceolin; na terça, dia 10, o encontro teve a presença dos candidatos Marcio Patussi e Cláudio Dóro; e nessa terça, dia 17, foram recebidos os candidatos Airton Dipp e Júlio Stobbe. Todas as reuniões foram realizadas na Sala dos Conselhos, junto à Reitoria, no Campus I da Instituição.
Nas oportunidades, a reitora, Bernadete Maria Dalmolin entregou dois documentos a cada um dos candidatos. O primeiro, em nome do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), solicita o apoio dos entes políticos para a regulamentação da Lei 12.881, de 2013, que prevê que as instituições comunitárias possam receber recursos orçamentários do poder público, participar de editais de órgãos governamentais de fomento e ter prioridade em políticas de expansão do acesso e permanência na universidade. O objetivo é, com a regulamentação da lei, implementar uma política pública (com bolsas e financiamentos) para estudantes, além da priorização das localidades onde não há presença de instituições estatais de ensino superior, resultando na ampliação, descentralização e democratização do acesso e da permanência no ensino superior de qualidade.
O segundo documento, elaborado pelos gestores da UPF, tem como foco apresentar a trajetória da Universidade na comunidade de Passo Fundo, compartilhar os desafios para a área da educação superior, e colocar a instituição à disposição para o diálogo e para o estabelecimento de novas parcerias, bem como apresentar proposições em prol da cidade e da população. “É um momento muito propício para nós podermos falar sobre a gestão do município, sobre nossa cidade, que é tão acolhedora, que nós amamos tanto e que precisa de um trabalho constante, de fortalecimento nas mais diferentes frentes. Queremos dar nossa contribuição enquanto Universidade e pensar junto com os futuros gestores como nós potencializamos o que temos e como podemos estar próximos para discutir a cidade naquilo que for de interesse público, que for para o bem comum e para o desenvolvimento de todos”, pontuou Bernadete.