Pesquisa e Inovação

Alunos do PPGEdu apresentam trabalhos na XI Semana do Conhecimento

19/09/2024

13:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Neste mês de setembro, aconteceu a XI Semana do Conhecimento, que teve como tema: “Originalidade e Criatividade, Ciência e Inovação”. O evento contou com a participação de acadêmicos de diversas áreas da Universidade de Passo Fundo (UPF), desde bolsistas de Iniciação Científica até discentes dos programas de mestrado e doutorado, entre eles, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). Foram cerca de 10 apresentações relacionadas às pesquisas realizadas no PPGEdu, além do grupo que participou como ouvinte, aspecto que evidencia o comprometimento dos pesquisadores/bolsistas com a publicização de suas teses e dissertações.

O doutorando Elcio A. Cordeiro apresentou o trabalho intitulado: “Senso comum, mundo digital e formação humana”. Na ocasião, ele pontuou que sua experiência foi um momento rico de conhecimento, diálogo e partilha de vida. “Rico em conhecimento, pois as pesquisas apresentadas são resultado de muito empenho e dedicação dos acadêmicos (as). Percebi a consistência da pesquisa na UPF, desde o Ensino Médio até a pós-graduação. Existe uma seriedade exemplar no ato de pesquisar com incidência social”, comentou, ao falar que sua visão enfática foi em relação ao momento de debate e diálogo. “Foram muitas as interações entre pesquisadores (as) e professores (as). Isso possibilitou um ambiente de diálogo vivo, promissor e esperançoso. O diálogo na diversidade da universidade é essencial. Partilha de vida, percebi a convivência, diferentes áreas no mesmo espaço, a troca intelectual e cultural foi intensa. Sem dúvidas, esse é o caminho para uma universidade democrática e ecológica”, complementou Cordeiro.

A doutoranda e bolsista Julia Pacheco destacou que participar da XI Semana do Conhecimento foi uma ótima oportunidade para refletir acerca do papel da ciência e do pesquisador na Universidade, reconhecendo a importância de quem vivencia a pós-graduação. Essa temática foi discutida na palestra de abertura, mas permeou as demais atividades, como a 2ª Reunião Integradora de Pesquisa e Pós-Graduação e Stricto Sensu da UPF e as sessões de apresentação de trabalho. Julia relata que neste ano apresentou o trabalho “Ensino de Botânica sob a perspectiva investigativa: contribuições de John Dewey”, em parceria com professores e colegas do grupo de pesquisa Educação Científica e Tecnológica (GruPECT). “Participo da Semana do Conhecimento desde 2017, quando estava na graduação, e é sempre uma experiência enriquecedora poder compartilhar nossas pesquisas e conhecer os trabalhos das diferentes áreas do conhecimento, saber o que é investigado, os processos que levaram aos resultados e quais seus impactos na comunidade”, salientou.

Raquel Langaro, doutoranda e bolsista, apresentou o trabalho “A Formação Continuada de Professores: Contexto, Modelos e Perspectivas para a Educação", relacionado ao assunto da sua tese. Segundo ela, a experiência foi boa, pois pôde mostrar uma parte das pesquisas que está realizando para a construção da sua tese.

A doutoranda e bolsista Luciane Maldaner apresentou dois trabalhos, sendo um deles um relato de experiência e o outro relacionado a sua temática de pesquisa: “Desenvolvimento sustentável: os limites e possibilidades do social, da igualdade de gênero e da educação de qualidade”. A discente destaca que a apresentação deste trabalho possibilitou a ela refletir sobre pontos centrais de sua tese. “Há dez anos apresento minhas pesquisas em desenvolvimento na Semana do Conhecimento, e posso afirmar com convicção que todas elas foram importantes momentos de reflexões profícuas”, destacou.

Félix Elias Cardoso Quintus, mestrando e bolsista do PPGEdu, participou como ouvinte e ressaltou que a experiência foi enriquecedora, principalmente por ser um evento presencial, que permitiu a troca de ideias e o contato direto com os palestrantes. “Acredito que esse formato promoveu uma conexão mais próxima entre os participantes, além de proporcionar um ambiente propício para a colaboração”, disse.