Pesquisador mexicano visita PPGEdu/UPF para alinhamento de ações e atividades
01/11/2024
15:59
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Carla Vailatti
O pesquisador mexicano Dr. Aristeo Santos Lópe, esteve na UPF realizando um encontro de trabalho com professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) para avaliar e planejar as atividades de investigação. Aristeo, juntamente com o professor Dr. Altair Fávero e a doutoranda Caroline Simon Bellenzier, foram recebidos pelo pró-reitor Acadêmico, Dr. Edison Alencar Casagranda, e pelo Dr. Luiz Marcelo Darroz, diretor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade, nesta quinta-feira, 31.
Aristeo possui pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2005), doutorado em Educação pela Unicamp (1997), mestrado em Administração de Empresas (1991) e em Educação Superior (1987) pela Universidad Autónoma del Estado de México. É professor e pesquisador da Universidad Autónoma del Estado de México, a qual tem convênio com a Universidade de Passo Fundo desde 2010.
O pesquisador é colaborador externo do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF), coordenado pelo professor Dr. Altair Alberto Fávero e coordena o convênio entre UPF/UAEMéx desde 2010. Desde então tem realizado ações e atividades entre as duas instituições de modo especial com o Gepes/PPGEdu/UPF.
Na ocasião, os pesquisadores ressaltaram o importante e longevo convênio entre a Universidade de Passo Fundo e a Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx). Conforme Altair, são 14 anos de intercâmbio de ações e atividades que contribuem com o propósito de consolidar e ampliar o processo de internacionalização do Programa e aprimorar a formação de pesquisadores mestre e doutores.
Na oportunidade, pró-reitor e diretor do IHCEC receberam a 14ª coletânea publicada pelo Gepes intitulada “Políticas Educacionais e Neoliberalismo”, publicada em 2024 pela Livrologia, resultante dos estudos realizados em 2023, no qual Aristeo tem participação com um capítulo. Para o próximo ano, 2025, está prevista uma produção a ser publicada na coletânea oriunda dos estudos realizados no Gepes/UPF. Além da produção científica, estão sendo projetadas participações em eventos, bem como o intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre as duas universidades e a possibilidade de avançar no processo de dupla titulação para doutorandos das duas instituições que atenderem as exigências regimentais que estarão sendo definidas no acordo interinstitucional entre UPF/UAEMéx.
Também durante a visita foi formalizado o convite para que o Dr. Altair Fávero, a Dra. Carina Tonieto (egressa do PPGEdu e atual diretora de Ensino do IFRS/Ibirubá) e a doutoranda Caroline Simon Bellenzier realizem uma instância de 10 dias no UAEMéx no mês de abril de 2025 para um conjunto de atividades programadas pelo convênio.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas