Ensino

PPGEdu realiza atividade com mestrandos e doutorandos no mês de janeiro

07/02/2025

08:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Entre os dias 20 e 31 de janeiro, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu) acolheu estudantes das turmas de mestrado e doutorado 2024/2 que concluíram as disciplinas obrigatórias e de doutorado 2023/2, que encerraram a disciplina de Seminário de tese. O programa contou com a presença de alunos vindos de diferentes regiões do Brasil, como do Norte e Nordeste, de forma presencial no campus. 

O período de estudo também contou com a participação de palestras e diálogos com egressos do programa que visitaram as turmas de doutorado (2024) que relataram sobre suas pesquisas, bem como de aspectos estruturais como o problema e a metodologia da tese. Na sexta-feira de encerramento das atividades, o Dr. Maycon Gonçalves Müller, do Instituto Federal Sul-rio-grandense de Pelotas, apresentou a temática intitulada: “Antropoceno e a pesquisa em Educação”.

Os doutorandos da turma 2024/2 concluíram as disciplinas de “Seminário de Pesquisa” ministrada pelos professores Dr. Claudio Dalbosco e pela coordenadora do PPGEdu, Dra.Cleci Werner e a disciplina de “Processos Sócio-Educativos em sociedades complexas” ministrada pelos professores: Dr. Angelo Cenci e Dr. Telmo Marcon. A convite dos professores, alguns egressos do curso bem como psicóloga e assistente social vieram à universidade para discutir diferentes temáticas. Dentre elas, sobre um texto trabalhado em aula intitulado: “A família e seu papel de agente socializador/ individualizador: notas introdutórias”. Dialogou com a turma, a Psicóloga Cláudia Mara Bosetto Cenci e a Assistente Social Ionara dos Santos Pereira, mediado por perguntas pré-elaboradas pelos discentes.

A segunda visita da primeira semana foi realizada por duas pesquisadoras e gestoras da rede municipal de ensino público de Passo Fundo: Mestre Evania Carina Calza e a doutoranda Gislene Garcia que abordaram sobre suas pesquisas (dissertação e tese). Outros dois alunos em fase avançada de suas teses vieram dialogar sobre esse processo: a professora da Universidade, doutoranda Daniela Araújo que abordou sobre “Grupo Focal” e o doutorando Rodinei Balbinot que mediou sua fala sobre “A postura hermenêutica e a interpretação reconstrutiva”. Já na segunda semana a turma também recebeu os egressos que concluíram suas teses com excelência, os professores da universidade: o Dr. Neri Mezadre da linha 3 de Políticas Educacionais, Dr. Alisson Giacomelli da linha 2, de Processos Educativos e Linguagem, e a gestora da rede educacional de Passo Fundo: Dra. Luciana Rizzi da linha 1- Fundamentos da Educação.

Os alunos da turma do mestrado 2024/2 concluíram as disciplinas de Teorias Educacionais Contemporâneas e Formação Pedagógica, ministrada pelo professor: Dr. Miguel Rossetto, nas quais estudaram o livro “Pedagogias do Século XXI: Bases para a Inovação Educativa”, de Jaume Sarramona Carbonell. Durante as atividades, analisaram o pensamento pedagógico contemporâneo em suas diferentes abordagens, refletindo sobre os cenários epistemológicos que sustentam as práticas educacionais atuais. Além disso, examinaram criticamente o desenvolvimento da educação, com foco no contexto brasileiro, considerando as propostas pedagógicas em circulação e em construção nos sistemas educativos. Na semana seguinte, deram continuidade à formação acadêmica com a disciplina de Pesquisa em Educação, ministrada pelos professores: Dr. Altair Alberto Fávero e Dr. Marcelo José Doro, na qual estudaram obras fundamentais do campo educacional. As atividades possibilitaram uma análise crítica sobre a constituição da pesquisa educacional no Brasil, destacando suas especificidades e implicações epistemológicas. Também aprofundaram a compreensão sobre a importância do método na investigação educacional, explorando as relações entre teorias de base, processos metodológicos, produção e análise de dados.

Na manhã do dia 31 de janeiro, o Dr. Maycon Gonçalves Müller realizou uma fala extremamente relevante, na qual introduziu com uma relação pessoal/ acadêmica e profissional mediadas pelo presente, passado e futuro para evidenciar o que o trouxe até sua área de pesquisa: Formação Inicial de professores. Sua fala contemplou aspectos de nossa realidade complexa, desde questões políticas à ambientais. Ao se referir a temática do “Antropoceno” situou sobre a nova era geológica que enfrentamos, o que envolve o aquecimento global.  Destacando que um bom professor precisa se tornar sujeito responsável pela terra em que vivemos, e como vivemos uma era de mutação climática se faz necessário se tornar atores desse processo. “Precisamos das Ciências para pensar soluções para um planeta melhor”. Relembrando que: “Se não for na escola, não será em outro lugar”, disse, referindo-se ao compromisso com a educação que contempla o desenvolvimento crítico e reflexivo dos sujeitos.
 

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