Pesquisa e Inovação

PPGEdu é representado em convênio entre UPF e Universidade Kassel

15/05/2024

16:45

Por: Assessoria de Imprensa

Professor Cláudio Dalbosco participa de circuito de conferências e seminários

Desde o ano de 2002, a Universidade de Passo Fundo (UPF) mantém convênio internacional com a Universidade de Kassel, em Kassel, na Alemanha. Em uma viagem de curta duração pelo país europeu entre abril e maio de 2024, o professor Dr. Cláudio Almir Dalbosco, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF, busca finalizar trabalhos e participar de congressos voltados à educação no mundo.

Durante a primeira semana de estadia, o professor Cláudio, hospedado na residência do professor Heinz Eidam em Marburg, finalizou sua entrevista sobre a experiência formativa inovadora na escola. A entrevista, feita com Heinz Eidam, será publicada em breve no Brasil. Eidam, inclusive, já participou de diversas publicações em artigos brasileiros juntamente com o PPGEdu da UPF. 

Ainda durante a primeira semana de trabalho em Kassel, Cláudio participou da conferência “Precisamos de um novo Iluminismo?”, ministrado pelo professor Ernst Ulrich von Weizsäcker. Por curiosidade, o irmão de Ernst, Richard Karl von Weizsäcker, foi presidente da Alemanha entre os anos de 1984 a 1994. A palestra debateu a dramaticidade das questões climático-ambientais e a necessidade de uma nova organização social acompanhada de formas inovadoras sustentáveis de vida. 

Ao longo da estadia, o professor Cláudio Dalbosco foi apresentado ao Conselho de Unidade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Kassel. Na ocasião, o professor participou de dois seminários voltados à graduação e pós-graduação: “Ciências da sustentabilidade”, ministrado pelo professor Dirk Stederoth, que trata o desenvolvimento sustentável na perspectiva da teoria crítica alemã, e “Teoria crítica e ciência”, ancorado pelo professor Dirk Stederoth em parceria com o professor Gehard Schweppenhäuser, da Universidade Técnica de Würzburg. 

O segundo seminário, baseado na leitura e discussão em sala de aula sobre textos clássicos, busca atualizar o debate alemão sobre teoria dialético-hermenêutica e teoria analítica da ciência, proposto por Adorno, Habermas, Karl Popper e Hans Albert na década de 1960.