Anais

Relatos de experiências

Despertar rural - Desafios da inclusão digital nas comunidades rurais da cidade "x"
Junior Mix Gonçalves, Universidade Paulista, Brazil

Promover a imaginação sociológica: MOOC Metodologia de ensino em Ciências Sociais
Daniel Gustavo Mocelin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Rosangela Silveira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Leandro Raizer, UFRGS, Brazil

Avaliação escolar: o socrative como ferramenta interativa
Camila Boszko, Universidade de Passo Fundo, Brazil
Leandro Boszko, Universidade de Passo Fundo - UPF, Brazil

Digital Accessibility in the Context of Program One Computer Per Student: the experience of Paraíba
Mariano Castro Neto, castroneto.mariano@gmail.com, Brazil

Propostas Emergentes:A videoaula como recurso pedagógico no ensino superior
Lilian Benetti, UFSM, Brazil

A utilização da plataforma e-proinfo para a aplicação de cursos na modalidade semi presencial
Paula Sperandio, Núcleo Tecnológico Municipal de Erechim, Brazil
Sara Provin, úcleo de Tecnologia Municipal de Erechim, Brazil
Rochele Carvalho, Núcleo Tecnológico Municipal de Erechim, Brazil
Morgane Senhori, Núcleo de TecnologiaEducacional Municipal, Brazil
Márcia Silva, Prefeitura Municipal de Erechim, Brazil
Luciana Oliveira, Prefeitura Municipal de Erechim, Brazil

A produção de animações através do software Scratch com os estudantes de Escolas Públicas do Ensino Fundamental.
Paula Sperandio, Núcleo Tecnológico Municipal de Erechim, Brazil
Sara Provin, úcleo de Tecnologia Municipal de Erechim, Brazil
Rochele Carvalho, Núcleo Tecnológico Municipal de Erechim, Brazil
Luciana Oliveira, Prefeitura Municipal de Erechim, Brazil
Morgane Soares, Núcleo Tecnológico Municipal de Erechim, Brazil
Márcia Silva, Prefeitura Municipal de Erechim, Brazil

Elaboração de gráficos e tabelas com planilhas eletrônicas apartir do IMC Índice de Massa Corporal de estudantes do 8o Ano.
Sara Provin, Odila Dall Bello Provin, -- Select Country --

Núcleo de Educação Audiovisual: Uma Proposta De Politica Pública de Fomento à Produção Audiovisual na Rede de Educação Municipal de São Leopoldo
Lucas Miranda Campos, Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo, Brazil

Robótica Educacional, Domótica e automação
Silvio Cesar Viegas, Universidade Luterana do Brasil - Faculdades QI - Faculdade Presidente Juscelino Kubitschek, Brazil
Querte T.C. Mehlecke, Universidade Federal do Rio Grande do SUl - PGIE; Faculdade QI; Faculdades de Taquara-FACCAT/RS, Brazil

Projeto ECV - Educação e Conhecimento para a Vida*
Carlos Estevao Bastos Sousa, CENTEC, Brazil
Emanuel Castelo, Pronatec, Brazil
Allana dos Santos Nunes, Pronatec, Brazil

Rotatividade de aparelhos celulares em um Escola Técnica Profissionalizante no município de Ijuí-RS: desafios e perspectivas da coleta e gestão do lixo eletrônico.
Ieda Zimmermann, ETE 25 de Julho, Brazil

Rapi10 - Corretor Interativo: Uma Ferramenta a Serviço da Qualidade da Produção Textual
Carlos Estevao Bastos Sousa, CENTEC, Brazil
Clair da Silva Teixeira, SEDUC, Brazil

Levando a tecnologia para os idosos do interior do país
Cecília V Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Henrique Maraschin Granja, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Andreza S. Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Nelson Ion de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Daniel Maciel de Leiros Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil

Linux Mint: Uma alternativa de Sistema Operacional para as escolas estaduais do Rio Grande do Sul
Eoil Costa, NTE Passo Fundo, Brazil

Cine Pipoca DAMC
Núcleo de Tecnologia Educacional, SEDUC RS, Brazil

Formações Para o Uso Das Tecnologias Nas Escolas da 19a CRE SantAna do Livramento
Núcleo de Tecnologia Educacional, SEDUC RS, Brazil

Mostra de Videos Educacionais da 24a CRE 10 anos de edição - Uma retrospectiva!
Núcleo de Tecnologia Educacional, SEDUC RS, Brazil

Rompendo fronteiras: a robótica do RS e a formação de professores no Amapá
Núcleo de Tecnologia Educacional, SEDUC RS, Brazil

O gestor da escola pública como promotor da cultura digital: relato de experiência do Curso Gestão Escolar e Tecnologias
Núcleo de Tecnologia Educacional, SEDUC RS, Brazil

Formação em Elaboração de Projetos de Aprendizagem com Professores das Escolas de Tempo Integral de Santo Ângelo
Núcleo de Tecnologia Educacional, SEDUC RS, Brazil

Inclusão Digital no Ensino de Língua Espanhola na Escola Pública
Núcleo de Tecnologia Educacional, SEDUC RS, Brazil

A inserção da robótica livre nas escolas públicas do RS
Núcleo de Tecnologia Educacional, SEDUC RS, Brazil

O​ ​ensino​ ​da​ ​Arte​ ​numa​ ​diferente​ ​perspectiva
Irani Bernadete Roani, Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Brazil

Multiletramentos​ ​na​ ​escola:​ ​leitura​ ​de​ ​diferentes​ ​gêneros
Irani Bernadete Roani, Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Brazil

Primeiro ano de caminhada no NTE
Núcleo de Tecnologia Educacional, SEDUC RS, Brazil

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM
Lara Kalkmann Goulart, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Brazil
Amanda Ferraz, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Brazil
Rogério José Schuck, Centro Universitário UNIVATES, Brazil

Introdução à Robótica Educacional Livre na formação continuada de professores para uso como Ferramenta de Aprendizagem
Juliano José Zini, NTE 7ª CRE, Brazil

O Uso de Mídias Digitais como Ferramenta Auxiliar ao Aprendizado Escolar de Crianças Deficientes Visuais
Luan Umeres, Universidade Federal do Paraná, Brazil
Felipe Sobral, Universidade Federal do Paraná, Brazil
William Schanoski, Universidade Federal do Paraná, Brazil
Marcos Assis, UFPR, Brazil
Roberta Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná, Brazil

O Uso de Reconhecimento de Expressões Faciais como Mecanismo de Feedback para Ambientes Digitais de Ensino
William Schanoski, Universidade Federal do Paraná, Brazil
Luan Umeres, Universidade Federal do Paraná, Brazil
Felipe Sobral, Universidade Federal do Paraná, Brazil
Marcos V. O. de Assis, Universidade Estadual de Londrina, Brazil
Roberta Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná, Brazil

O Projeto de Robótica na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Borba
Aneline Rafaela Werner, Elemar Werner e Araci Teresina Werner, Brazil

#Cecynajornada
Núcleo de Tecnologia Educacional, SEDUC RS, Brazil

Projeto Ilustra e Anima Poesia
Núcleo de Tecnologia Educacional, SEDUC RS, Brazil

Prática Profissional Integrada (PPI): Metodologia de ensino aplicada nos Cursos Técnicos e Tecnológicos do Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi
Sirlei Koslowski, Instituto Federal Farroupilha, Brazil
Rosana Wagner, Instituto Federal Farroupilha, Brazil
Jessica Maia Fadrique, Instituto Federal Farroupilha, Brazil

Android pela Independência Digital !
Rafael Speroni, Prefeitura de Panambi, Brazil

Rádio Conexão: um espaço de aprendizagem por meio do fazer colaborativo
Felipe Batistella Alvares, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão, Brazil
Tiago Juliano Ferreira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

O Tablet como ferramenta pedagógica na Educação Infantil
Patricia Diehl, Prefeitura Municipal de Panambi, Brazil

Disciplina de Jogos Eletrônicos na Licenciatura em Computação: possibilidades da utilização do Kodu Game Lab
Cleitom Richter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - campus Santo Augusto, Brazil
Paulo Henrique Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia farroupilha, Brazil

Projeto jornal na escola: educando para a cidadania
Aline Vohlbrecht Souza, 5ª Coordenadoria de Educação - NTE, Brazil

A produção de Vídeos como Ferramenta para Desenvolver a Criatividade e a Inclusão Digital
Silvia Senna, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Silvia de Castro Bertagnolli, IFRS, Brazil
Josiane Carolina Ramos, IFRS, Brazil

Captação de alunos para primeiras turmas de curso de Licenciatura em Computação em instituição pública: o caso das redes sociais
Gilvan de Oliveira Vilarim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Brazil

Inclusão Digital para Idosos: além do digital, inclusão social e econômica
Cecília V Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Andreza S. Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Henrique Maraschin Granja, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
Isabel Dillmann Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil

Pelos caminhos da alfabetização: interdisciplinaridade entre a literatura e o jogo
Priscila Jacobsen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Nilva Michelon, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Daniela Peres Zabiela, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil

Produção Textual e a Física: Interações em Forma de História em Quadrinhos usando o Software Hagaquê
Valeria Bonetti Jerzewski, FAHOR - RS, Brazil

Qualificando o processo pedagógico de alfabetização a partir da utilização do Laboratório de Informática.
Márcia Silva, Secretaria Municipal de Educação de Erechim, Brazil

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO
Vinicius Guedes da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Brazil
Francisco Erberto Sousa, Universidade Federal da Paraíba, Brazil
Clauirton Albuquerque Siebra, Universidade Federal da Paraíba, Brazil

Formação em audiovisual para mulheres indígenas do Xingu
Joelias Silva Pinto Junior, Instituto Federal de Mato Grosso, Brazil
Rui Ogawa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, Brazil
Claudemir Públio Junior, IFMT, Brazil
Claudineia Gonçalves de Arruda, IFMT, Brazil
Alexis Vinícius de Aquino Leal, Instituto Federal Goiano, Brazil

Relato de experiência - metodologia de Projeto de Aprendizagem em escola municipal rural
Willian de Ávila, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

INSCREVA-SE