Resumos 2016
|
|
Felipe André Foltz; Filipe Algeri; Guilherme Rafael Dalla Lana Dassi; Octávio Belarmino Loss; Vicente Longo Balbinot; Marcia Zanella Souza |
IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
Daniela Brunetto Moreira Cesar; Lawrence Mota Galvão; Marcia Fleck Valduga; Ítalo Gabriel Neide; Márcia Jussara Hepp Rehfeldt | A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PROPOSTA MOTIVADORA: PLANTIO DE ALFACES COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Tauane Rangel; Guilherme Alvim | A MUSICALIZAÇÃO NO ENSINO DE CONCEITOS DE ACÚSTICA |
Márcia B. Cargnin; Rosane Teresinha Fontana | APLICATIVOS MÓVEIS NA PRÁTICA DOCENTE E DISCENTE: CONSTRUINDO UM SABER CIENTIFICO E TECNOLÓGICO PARA O CUIDADO EM ENFERMAGEM |
Camila Brito Collares da Silva; Pedro F. T. Dorneles | ARDUINO COMO RECURSO INSTRUCIONAL POTENCIALIZADOR DOS CICLOS DE MODELAGEM NO ENSINO DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Willian Grecillo dos Santos; Bruna Roberta Wagner; Emanoela Decian; Jardel Antonio Guidolin; Inés P. S. Sauerwein; Dioni Paulo Pastorio; Josemar Silva; Muryel Pyetro Vidmar | ATIVIDADE DIDÁTICA MEDIADA POR SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES GASOSAS |
Afonso Werner da Rosa; Alisson Cristian Giacomelli | ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA ABORDAGEM DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA E MOMENTO LINEAR |
Patrick Gonçalves de Azevedo de Souza; Isabella Renner dos Santos; Luciano Denardin de Oliveira | AVALIAÇÃO DE ROTEIROS ABERTOS E FECHADOS NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE CINEMÁTICA |
Bruno Reinaldo da Silva | COMPETIÇÃO DE CARROS: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE |
Júpiter Cirilio da Roza Silva; Mikael Darrif; Helena da Gloria Pieri | CONEXÕES COM O COTIDIANO: UMA MANEIRA DE COMPREENDER A FÍSICA |
José Cardoso da Silva Neto; Patrik Rodrigues | CONTRIBUIÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA |
Daniel F.C. Ferrando; John B. de Araújo; Edson M. Kakuno | DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA AUTOMAÇÃO DE EXPERIMENTOS |
John B. de Araújo; Pedro L. da Silva; Bianca V. Do Evangelho; Daniel C. Ferrando; Elton H. Neto; Felipe R. Lima; Giovanni R. Del Duca; Joice M. Neves; Letícia Moro; Gustavo F. Machado; Filipe D. Dias; Milena C. Rodrigues; Renata S. Zafalon; Ricardo G. Lopes; Anderson B. Inácio; Mário M. Silveira; Luiz Q. Dworakowski; Edson M. Kakuno | EQUIPANDO O LABORATÓRIO DE ENSINO |
Gustavo Ferreira Machado; Bianca Vasconcelos do Evangelho; Giovanni Rodrigues da Silva Del Duca; Edson Massayuki Kakuno | EXPERIMENTOS COMO MOTIVAÇÃO À FEIRA DE CIÊNCIAS E AO CURSO DE FÍSICA |
Diogo de Vargas Ferreira; Josil de Borba Junior; Márcio Adriano da Silva Coser; Álvaro Becker da Rosa | FÍSICA POR TRÁS DA CLIMATIZAÇÃO |
Alisson Mallmann de Oliveira; Bárbara Panizzi; Fábio Buffon; Jamile Pich Bonow; Kellen Melo Pinheiro; Sirlene Maria Lazzarini; Camila Paese | III MOSTRA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID FÍSICA 2016 |
Januário Dias Ribeiro; Pedro Dorneles | INICIAÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO O ARDUINO NAS AULAS DE FÍSICA |
Lúcia I. Leitão; Carla J. Kipper; Camila B. C. da Silva; Januário D. Ribeiro; Lesley S. Ferreira; Jose Ricardo P. de Oliveira; Pedro F. T. Dorneles; Edson M. Kakuno | O DESAFIO DE REALIZAR FEIRA DE CIÊNCIAS EM UM CONTEXTO DE RESTRIÇÃO DE VERBAS |
Izabel Liesenfeld Pinheiro; Ricardo Abreu de Sousa; Eduardo Schnor Haygert; Luciano Denardin de Oliveira | O PROJETO ARTE É FÍSICA: ATIVIDADES PRÁTICAS QUE PROMOVEM A CRIATIVIDADE E A APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA |
Ricardo Abreu de Sousa; Eduardo Schnor Haygert | PROJETO “COMO FUNCIONA?”: CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA COM A REALIDADE DO ALUNO |
Leonel Cardoso; Lucas Telichevesky | PROJETO ECOHOUSE: ELABORAÇÃO DA MAQUETE DE UMA CASA SUSTENTÁVEL IDEALIZADA PARA O ENSINO CRÍTICO DE TEMAS DE FÍSICA |
Patrik Rodrigues; Lucas Telichevesky; Leonel Cardoso; Hélio Tramontin | PROJETO ΔT DA FÍSICA - ENSINANDO NO INTERVALO |
Pedro, Franciele Roani; Loreto, Diego do Nascimento; Neves, Pedro Schmitt; Pastorio, Dioni Paulo; Alves, Josemar; Vidmar, Muryel Pyetro; Guidolin, Jardel Antônio; Sauerwein, Inés P. S. | PROPOSTA DE ATIVIDADE DIDÁTICA COM USO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DO MOVIMENTO RETILÍNEO |
Tauane Rangel | PROPOSTA DE ENSINO DE PULSARES COMO TÓPICO DE FÍSICA MODERNA A PARTIR DO ÁLBUM UNKNOWN PLEASURES |
Pedro Henrique Giaretta; Miguel Faccio; Franciele dos Reis Fibrans; Cleci Werner da Rosa | PROPOSTA DIDÁTICA DE CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA PELOS PRÓPRIOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Bruno Reinaldo da Silva; Thaís Lourençato Trevisan; Ticiana Regina Hepp | TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE FÍSICA TÉRMICA |
Bianca Stéfani Vieira; Leticia Piotroski TyburskI | USO DO FILME SONHOS NO GELO COMO ORGANIZADOR PRÉVIO PARA O ESTUDO DA DINÂMICA NO ENSINO MÉDIO |
Isis Gabriela M. Rosa; Luiz Felipe de M. Rosa; Luciano Denardin de Oliveira | UTILIZAÇÃO DE UEPS PARA AVALIAR A EVOLUÇÃO DAS IDEIAS DOS ALUNOS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE O SOM E ONDULATÓRIA |
Bárbara Quartieri de Azambuja; Luciane Machado de Machado; Pablo Silveira Lima; Ricardo Rodrigues; Pedro Fernando Teixeira Dorneles | UTILIZAÇÃO DO SCRATCH NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Adriana Costi; Flávia Costa de Oliveira; Mariana Baumhardt Souza; Márcia Jussara Hepp Rehfeldt | VIVENCIANDO MODELAGEM NOS ANOS INICIAIS: EXPLORANDO A TOCHA OLÍMPICA |