Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
O curso de Engenharia Mecânica recebeu, na noite de sexta-feira, 13 de setembro, a visita de 36 alunos e 5 professores do curso Técnico em Mecânica do Instituto Estadual São Francisco Solano, de Não-Me-Toque. Os alunos foram acompanhados pelos professores Anderson Hoose, Tiago de Quadros, Lupicinio Pagliarin e Fabio Espindola, todos engenheiros egressos da UPF, atuando no ensino técnico, mais a professora Veridiane Dalcin Mello.
Os alunos foram recepcionados na UPF pelo coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Dr. Márcio Walber, pelo professor Dr. Leandro Doro Tagliari e pelo engenheiro Me. Luiz Silva, além do corpo técnico dos laboratórios do curso, que conduziram os estudantes a uma visita técnica detalhada.
Foram apresentados e demonstrados para os alunos diversos equipamentos, como a máquina universal de ensaios de tração, microscópio eletrônico de varredura, equipamentos de usinagem convencional e CNC, robô e simulador de solda, impressoras 3D, e também os projetos Baja e Aerodesign.
O professor Márcio apresentou aos futuros estudantes de Engenharia Mecânica as principais diferenças entre o nível técnico e a engenharia. Segundo o professor, as principais diferenças estão no nível de formação, na duração e nas responsabilidades profissionais. “O curso técnico tem menor duração e é voltado para um trabalho mais prático, enquanto a Engenharia Mecânica tem uma abordagem mais ampla e complexa. O engenheiro mecânico não só trabalha com as mesmas áreas que o técnico, mas também com planejamento, projetos de máquinas, sistemas e processos industriais, além de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias”, explicou.