Universidade

Professor da UPF participa da revisão da Norma Brasileira sobre estruturas de aço

03/10/2024

17:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou nesta semana a nova ABNT NBR 8800:2024, que teve o professor Dr. Zacarias Chamberlain na Comissão de Estudos

A Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve representada na Comissão de Estudo de Estruturas de Aço e Mistas de Aço e Concreto, responsável pela publicação da nova ABNT NBR 8800:2024 Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios, que altera a versão de 2008. O professor Dr. Zacarias Chamberlain, do Instituto de Tecnologia (Itec), atuou como secretário da comissão, coordenada pelo engenheiro Tomás Vieira.

As Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBRs) são documentos técnicos que estabelecem diretrizes, requisitos e parâmetros para diversos setores, incluindo a construção civil, no Brasil. Elas são elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e têm como objetivo garantir a qualidade, segurança e eficiência em projetos, materiais, processos e execuções dentro do setor.

O professor Zacarias explica que a ABNT NBR 8800:2024 atende projetos da Engenharia Civil e Mecânica, em relação a diversas atividades de uso de aço e estruturas mistas aço concreto. A comissão responsável pela atualização teve a participação de profissionais de metalúrgicas e siderúrgicas, escritórios de engenharia estrutural e pesquisadores de Universidades reconhecidos.

Esta não é primeira vez que a UPF é representada na elaboração de normas. “A UPF se insere na elaboração de normas ABNT há mais de 15 anos, já coordenamos e secretariamos várias normas de produtos de aço e de projeto de estruturas de aço. A nossa participação traz contribuições científicas para a segurança das estruturas”, comenta o professor. Zacarias lembra que também participou como secretário da primeira norma de pontes brasileira, lançada em 2020.

Sobre a NBR 8800:2024, o professor Zacarias destaca algumas novidades: um novo procedimento para consideração de estabilidade local à compressão, novos procedimentos para estado limite a flexão por estabilidade lateral com torção e uma nova seção sobre a durabilidade das estruturas de aço, entre outros aspectos que serão apresentados em artigos a serem publicados.