Universidade

UPF e Câmara do Comércio e Indústria Brasil Korea firmam parceria

23/08/2024

14:36

Por: Caroline Simor

Fotos: Caroline Simor

Intercâmbio cultural, educacional, desenvolvimento de projetos mútuos e o fortalecimento das relações entre a República da Coreia do Sul e do Brasil. Estes são alguns dos objetivos do acordo de cooperação firmado entre a Universidade de Passo Fundo e a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Korea. A iniciativa conta com o apoio do Parque Científico e Tecnológico – UPF Parque e da Assessoria Internacional da UPF.

O acordo prevê, entre outras ações, a realização de atividades e projetos em áreas de interesse mútuo, especialmente em ações que envolvam os diferentes cursos oferecidos pela Universidade, visando, por exemplo, estágios curriculares. Além disso, a parceria firmada busca o compartilhamento de informações técnicas, aproximação com empresas de tecnologia, apoio institucional nas áreas da educação, idioma, ciência, tecnologia, meio ambiente, saúde, turismo, cultura e esportes; e suporte no idioma Hangul e Português. 

Para a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, a parceria vem fortalecer o trabalho de internacionalização feito pela Universidade, potencializando os projetos e pesquisas desenvolvidas. “Essa aproximação vai trazer muitos benefícios para todos nós, para a cidade, para a Universidade, para as empresas. Nós temos aqui esse espaço que é propício e profícuo para podermos pensar em aproximação entre aquilo que a Coreia desenvolve lá, aquilo que pode ser acelerado aqui e aquilo que nós desenvolvemos, olhando também, principalmente, para as matrizes produtivas e a diversidade a ser explorada ainda”, observou.

Segundo Bernadete esse é o primeiro passo de uma parceria que pretende ser longa. “Nós temos um caminho a construir, para trazer desenvolvimento e também subir os padrões culturais da cidade, movimentar não só a economia, mas a cultura. Temos um desejo grande enquanto Universidade, mas também enquanto cidade, de poder desenvolver mais a área da inovação, de ampliarmos as possibilidades, de produzir algo novo por nós mesmos aqui”, frisou.

Pablo de Lima Palhano, presidente da Câmara, ressaltou que a proposta é compartilhar ideias e trocar iniciativas, promovendo o conhecimento por meio de estágios em empresas que integram a Câmara e a conexão dos estudantes com o mercado. “Eu acredito que as instituições são fundamentais no processo de internacionalização das cidades. Por isso, a presença das universidades na Câmara fortalece o trabalho e promove oportunidades. A Câmara não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas as universidades estão em cada cidade e os alunos podem ser referências nessa relação”, destacou, pontuando que a partir de agora a UPF estará engajada em pautas estratégicas em um ecossistema que envolve mais de 5 mil empresas no Rio Grande do Sul. 

Participaram da reunião que marcou a assinatura do acordo o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Charles Leonardo Israel, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônio Thomé, o secretário de Captação de Recursos da Prefeitura de Passo Fundo, Roger Teixeira Borges, a coordenadora da Assessoria Internacional, Luciane Sturm, além das representantes do UPF Parque, a gestora, Cassiane Chais e a gestora de Novos Negócios, Marcia Crislaine Horn.